Notícias

Federações Desportivas cabo-verdianas vão ser profissionalizadas

 O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire anunciou que o Governo vai criar as condições no ponto de vista regulamentar e na alocação de recursos (financeiros e humanos), para a profissionalização das federações. Esta declaração foi feita na manhã de hoje, na cerimónia de abertura de uma ação de formação para agentes de Futsal, presidida pelo Ministro do Desporto e organizada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

De acordo com Fernando Elísio Freire, o Governo irá adoptar um modelo alternativo institucional de relação com os agentes desportivos e criar o Instituto do Desporto, acompanhado com o devido enquadramento legal de regulamentações específicas em relação a alguns subsistemas e instrumentos de promoção do desporto, como a formação, o financiamento e a gestão das estruturas.

No seu discurso, o Ministro do Desporto afirmou que o investimento no Desporto é um dos caminhos para formação de um cabo-verdiano com novas atitudes e comportamentos perante o país e no seu relacionamento com o mundo. Avançou que o Governo quer fazer do desporto um fator de desenvolvimento e instrumento privilegiado para a projeção da imagem internacional de Cabo Verde, por isso nos próximos tempos vai projetar um novo ciclo desportivo cabo-verdiano, reforçando a sua importância nacional.

Com o nível de desenvolvimento que se quer do desporto em Cabo Verde e a crescente internacionalização das modalidades, em que o futebol é exemplo, a capacitação e a qualificação das federações e associações desportivas revestem-se de capital importância, segundo palavras do Ministro. Por isso, “exigirá um forte engajamento do Governo”, salientou a tutela do Desporto, acrescentando que, para a sua materialização, “comprometemos em criar as condições no ponto de vista regulamentar e na alocação de recursos (financeiros e humanos), para a profissionalização das federações, garantindo que sejam dotadas de um quadro mínimo de pessoal capaz de assegurar o seu normal funcionamento”.

O Governo, prosseguiu Fernando Elísio Freire, vai criar um quadro legal tendente a possibilitar a profissionalização dos presidentes ou altos dirigentes das federações desportivas num quadro de contratualização de resultados desportivos e de regras claras e transparentes.

“A situação laboral dos agentes desportivos é outra questão que merece uma especial atenção”, segundo o Ministro, “tendo o Estado como entidade patronal, para evitar conflitos e obstáculos desnecessários na compatibilização do servidor público e agente desportivo, particularmente, quando se trata de representar as seleções nacionais”.

Relativamente à modalidade Futsal, o Ministro salientou que esta poderá ser uma fonte importante da afirmação de Cabo Verde no mundo e um instrumento privilegiado na promoção do desporto para todos. Por isso, “esta formação é de extrema importância, da qual sairão monitores e treinadores devidamente certificados a serem utilizados pela federação, associações e clubes para a promoção e qualificação da modalidade”.

A supra citada Acção de Formação sobre Futsal, que decorre de 23 a 26 de Junho, tem por objectivo capacitar os dirigentes, treinadores e todos os agentes desportivos das diferentes regiões desportivas, no sentido de preparar o lançamento da modalidade e assegurar a presença em futuras competições de uma forma mais organizada. A mesma é ministrada por um conceituado Instrutor da FIFA e ex-selecionador de Futsal de Portugal, prof. Orlando Duarte.