O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, visitou na manhã de ontem, 20 de junho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil Portuguesa (ANPC), onde foi inteirar-se do funcionamento e dos procedimentos da Autoridade bem como reforçar a cooperação com a sua congénere portuguesa.
Paulo Rocha foi recebido pelo presidente desta autoridade, o Major General Francisco Grave Pereira, que fez um enquadramento sobre a atividade de proteção civil em Portugal e, ainda, assinalou como área de futura cooperação entre os dois países, a segurança contra incêndios em edifícios.
O Ministro da Administração Interna, ainda, visitou o Comando Nacional de Operações de Socorro, onde foram apresentados os principais sistemas de apoio à decisão, e onde foi possível visualizar como é realizada a monitorização das ocorrências, quais os sistemas de monitorização e acompanhamento da situação operacional nacional existentes.
O Ministro Paulo Rocha visitou, ainda, ontem dois serviços extremamente importantes para a área de segurança, o COSUL – Centro de Operações do Sul da linha 112 – o nº de emergência europeu e a SIRESP, mais concretamente, o centro operacional de gestão da rede móvel de segurança portuguesa.
Paulo Rocha esteve em Portugal, acompanhando o Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva na sua primeira visita oficial àquele país.