Realiza-se, hoje, 21 de junho, na Cidade da Praia, a Conferência Nacional sobre o Trabalho Doméstico, uma iniciativa que pretende dignificar a classe dos trabalhadores domésticos, criando um espaço de reflexão e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos para a promoção do trabalho digno para o setor doméstico. O ato de abertura é presidida pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis.
O Trabalho Doméstico, dominado essencialmente por mulheres na sua maioria chefe de família, é uma das profissões mais antigas e das mais importantes para que a economia fora do setor possa funcionar. No entanto, fica evidente a preocupação quanto a sua desvalorização, sendo muitas das vezes interpretado como sinonimo de sobrecarga, caracterizado pela sua invisibilidade, informalidade, deficiente protecção social e a não cobertura em caso de acidentes do trabalho.
Esta conferência insere-se no plano de atividades da Inspeção Geral do Trabalho, tutela do Ministério da Justiça e Trabalho e é financiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito da sua agenda para a preparação do Trabalho Digno em Cabo Verde.