Notícias

Cabo Verde participa na 8ª Conferência do CODEPA em Abidjan

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas comunica que foi constituída uma equipa de trabalho que deslocará a Abidjan, República da Costa do Marfim, para participar na 8ª Conferência Ministral do Comité de Coordenação para o Desenvolvimento e a Promoção do Artesanato Africano (CODEPA), de 8 a 10 de junho do corrente ano.

A equipa de trabalho é constituída pelo Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o Diretor do Centro Nacional de Artesanato e Design, Irlando Ferreira.

A participação do país na conferência será uma oportunidade para a promoção do artesanato do país nas várias Comunidades Económicas Regionais principalmente pela CEEAC, CEDEAO e da UEMOA e entre CODEPA e os Estados-Membros. Também será uma oportunidade única de Cabo Verde participar num intenso debate sobre a inovação e a modernização do artesanato e o desafio das indústrias criativas em África. Cabo Verde posiciona-se como um centro internacional de produção e distribuição de artesanato africano de alta qualidade para o resto do mundo. A conferência servirá, nesse sentido, para que a comitiva cabo-verdiana faça um intenso networking para a divulgação da cultura e de Cabo Verde como destino turístico.

A CODEPA foi criada a 29 de Outubro de 1992 cuja sede se situa em Ouagadougou, Burkina Faso e visa a promoção do artesanato Africano de forma dinâmica, competitiva e diversificada, criando empregos e riqueza.

O objetivo desta 8ª conferência ministerial é reunir as opiniões dos Estados-Membros sobre o setor de artesanato, e pensar como impulsiona-lo por forma a se tornar uma prioridade nos planos de desenvolvimento nacionais. Mas também definir um plano de captação de recursos técnicos e financeiros que visa ao apoio do desenvolvimento e promoção do artesanato africano, e adotar um método de operação para o estudo sobre a proteção social dos trabalhadores.