O Conselho de Ministros aprovou esta manhã, o decreto-lei que revoga a Lei que incorpora, por fusão, a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) na Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC), traduzindo-se assim numa separação destas duas instituições.
Segundo o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, com esta medida o Governo está a cumprir o prometido ao povo cabo-verdiano, “no sentido de colocar a Inforpress como mediadora na comunicação social e ficar totalmente independente e ao serviço dos cabo-verdianos em todas as ilhas e na diáspora e, acima de tudo, dar sentido ao serviço público”.
O Decreto-lei nº 53/2015 de 24 de Setembro, que incorpora, por fusão, a Inforpress na Radiotelevisão Cabo-verdiana SA acaba de ser revogado pelo Governo liderado por Ulisses Coreia e Silva.
“A decisão foi tomada após ouvir, através de um diálogo muito profundo, ainda antes das eleições, com os próprios agentes da comunicação social”, salientou o porta-voz do Conselho de Ministros, acrescentado que, entretanto que todos os direitos adquiridos dos trabalhadores ficam salvaguardados.
Fernando Elísio Freire adiantou, ainda, que após a separação da Inforpress da RTC a Agência Cabo-Verdiana de Notícias vai ter um gestor único, ou seja, a instituição já não terá um conselho de administração.