Uma equipa técnica do Ministério da Educação da República Democrática de Timor Leste, integrada pelo seu Diretor-geral da Politica, Plano e Parceria, pelo Coordenador do Gabinete de Coordenação de Apoio ao Estudante e por um Assessor Jurídico estará de visita a Cabo Verde de 22 a 29 de Maio de 2016, com o intuito de dar realização a protocolos e memorandos de entendimento, particularmente no domínio da Educação, entre os dois Estados.
Esta delegação vai reunir-se no dia 23 do corrente, com a equipa técnica nacional, pelas 9 horas, na sala de reuniões do Ministério de Educação, estando prevista para o dia 25 de Maio, a recepção dessa delegação pela Ministra da Educação, Maritza Rosabal.
No âmbito desta visita, prevê-se, ainda, com as instituições de ensino superior (IES) sessões de trabalho individualizado, na perspectiva do acolhimento de estudantes timorenses que pretendem qualificar-se em áreas bem específicas, nomeadamente formação académica para assegurar a qualificação de professores timorenses do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Geral.
Para o ano lectivo 2016/2017, pretende-se trazer para as IES cabo-verdianas 20 estudantes nos cursos prioritários, como a matemática, a física, a química, a biologia,a sociologia e a história.
Para o ano académico 2017/2018, o governo timorense pretende manter o número de estudantes para esses mesmos cursos, excepto História, mas com aumento do número de estudantes para o curso de Sociologia.