O encontro teve lugar hoje, 20 de Maio nas instalações do Ministério da Administração Interna, tendo o embaixador de Cuba em Cabo Verde, Alejandro Dias Palacios, em representação do seu país, felicitado o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha pelas suas funções, frisando que o objectivo da visita é de normalizar os laços existentes e identificar novas áreas de cooperação.
Por seu turno o Ministro da Administração interna, Paulo Rocha augura que as relações continuem sólidas e duradouras e que a cooperação existente na área da segurança perdure. O governante vislumbra ainda, uma possibilidade de cooperação na área de protecção civil, devido ao historial de Cuba relativamente as catástrofes naturais.
“ Seria de grande utilidade, beber da experiência cubana no que diz respeito aos planos de emergência e contingência, alertas em suma do protocolo de reação nesses casos”, diz o Ministro da administração Interna.
Também, hoje o Ministro da Administração Interna recebeu visita do Embaixador da república Popular da China, Du Xiaocong, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre China e Cabo Verde.
Com uma comunidade chinesa com cerca de dois mil cidadãos, o embaixador acreditado em Cabo Verde, relembra que os dois países contam com quase 40 anos de cooperação nas mais diversas áreas e tenciona com esta visita fortalecer os laços que unem os dois povos.
O Ministro da Administração Interna afirma que é dever do Governo proteger os cidadãos independentemente da nacionalidade e faz votos que a cooperação entre os dois países se estenda a outras áreas igualmente importantes.