Notícias

Mensagem do Governo para o Dia Intercional Da Fámilia

Com o objetivo de chamar a atenção do mundo, governos e responsáveis pelas políticas sociais para a importância da família como núcleo vital da sociedade, em 1993 a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 15 de Maio Dia Internacional da Família; Família que enquanto primeira instância de acolhimento da vida, de cuidado e de socialização dos seres humanos, merece ela própria uma atenção especial.

Ela constitui o nosso espaço mais íntimo de vivências, alegrias, perdas e sonhos, mas sobretudo é no âmbito doméstico e familiar, onde se satisfazem as necessidades quotidianas de alimentação, higiene, saúde, cuidado de crianças e adultos, das pessoas idosas e das pessoas doentes. Sendo assim é no âmbito familiar onde se garante verdadeiramente a manutenção e a reprodução da própria vida e dos valores éticos e morais da nossa sociedade e da nossa cultura.

Muitas vezes quando se aborda a temática da função social da família parte-se do princípio que essa função é um mandato social que deve ser realizado por dedicação, por dever e por amor, e que cabe exclusivamente a cada uma das famílias criar as condições que lhe permitam executa-las devidamente.

Impõe-se no entanto, refletir e aprofundar nosso olhar. Sendo a família a base imprescindível para que a estrutura socioeconómica funcione, e sendo nela onde se reproduz a vida, tanto presente como futuras, as responsabilidades familiares não podem ser olhadas apenas como meras questões domésticas ou individuais.

Tomando como referência o pressuposto de que garantir o cuidado necessário aos membros da família é também uma responsabilidade coletiva, o nosso governo considera uma prioridade trabalhar para que as nossas famílias, independentemente da sua estrutura ou dos recursos de que dispõem, usufruam de condições que lhes permitam assegurar o bem-estar estar físico e emocional dos seus membros, especialmente dos dependentes, assim como a transmissão dos valores éticos, morais e culturais inerentes a nossa sociedade.

Neste dia especial, a todas as famílias o nosso reconhecimento pelo seu contributo na construção de nossa sociedade. 

As enlutadas pelos trágicos acontecimentos recentes, nossas condolências e o compromisso do governo de continuar a prestar o apoio necessário e a nossa solidariedade.

A todos e todas os nossos votos para que juntos, possamos continuar a trabalhar para desenvolver uma família mais forte e consequentemente uma nação mais inclusiva, mais coesa e mais próspera.