Notícias

José Maria Neves: “As bases estão lançadas para que Cabo Verde continue a crescer

neves1

O Primeiro-ministro, José Maria Neves, garantiu, nesta quinta-feira, 14 de Abril, após o último Conselho de Ministros da VII legislatura, que as bases estão lançadas para que Cabo Verde continue a crescer. Neves, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, fez um balanço “muito positivo dos 15 anos de governação” e diz que deixa um país muito mais rico daquele que herdou em 2001, apontando mais democracia, mais economia e muito mais liberdade para todos os cabo-verdianos e para todas as cabo-verdianas.

Do ponto de vista macroeconómico, José Maria Neves adianta que as previsões apontam para um crescimento de 3,3% em 2015 e de 2,9% em 2016; uma dívida de 121% do PIB que “está dentro do perímetro da sustentabilidade, porque é uma divida concecional”; um défice público que deve chegar a 4,5% em 2015; e as disponibilidades líquidas sobre o exterior de seis meses de importações, quando em 2001 era de menos de 15 dias.

neves balanco

“O país tem esses dados macroeconómicos e desejo que o novo governo possa cumprir rigorosamente tudo o que prometeu aos cabo-verdianos, tendo em conta que, conforme as principais lideranças do novo governo, já tem todas as contas feitas e espero que com estas contas poderão contribuir para o desenvolvimento global de Cabo Verde”, sublinha o Primeiro-ministro cessante.

José Maria Neves destacou ainda os grandes marcos alcançados durante os 15 anos da sua governação, nomeadamente a Parceria Especial com a União Europeia, uma participação mais ativa na CEDEAO e o cumprimento de todos os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio, com destaque em relação a mortalidade infantil.

O ainda Primeiro-Ministro enaltece que durante a governação sob a sua liderança, Cabo Verde passou para o país de rendimento médio, é o segundo mais bem governado em África, conseguiu melhorias em termos de doing business e em termos de índice de competitividade. Sublinhou, também, que hoje, Cabo Verde conta com uma grande credibilidade e prestígio a nível internacional e uma maior confiança e auto estima dos cabo-verdianos.

“Sentimos-mos orgulhosos do percurso feito, cumprimos, trabalhamos até ao limite das nossas capacidades para que cabo Verde pudesse crescer. Só não fizemos o que era impossível fazer. Mas fizemos absolutamente tudo o que era 

zemapossível para que Cabo Verde pudesse ganhar”, diz Neves.

José Maria Neves e a sua equipa terminam o seu mandato, fazendo um balanço positivo, com o sentimento de gratidão por terem servido Cabo Verde e satisfeitos por terem feito tudo para realizar o bem-comum e para dar o contributo para a felicidade de todos os cabo-verdianos.“Temos infraestruturas modernas em quase todos os domínios, temos grandes investimentos em curso, que serão proximamente inaugurados: hotéis, resorts, estradas, obras de ampliação e modernização de aeroportos, novas barragens, o campo universitário, a cidade desportiva. Enfim, o país está num bom momento e as bases estão lançadas para aceleramos o ritmo de crescimento económico, para termos uma economia mais inovadora, mais competitiva, mais geradora de emprego e de trabalho decente; uma economia muito mais justa e inclusiva e com muito mais oportunidades para todos e espero que esta dinâmica continue para o bem de Cabo Verde”.

No próximo dia 22 de Abril, o novo governo liderado por Ulisses Correia e Silva irá tomar posse, mas até la, diz Neves, está a preparar para fazer a passagem das pastas e das informações de forma tranquila ao novo governo, desejando-lhe sucessos para o bem de Cabo Verde e para que todos os cabo-verdianos, com ambição de forma muito positiva continuem a trabalhar para o desenvolvimento global de Cabo Verde.