O Governo da República Popular da China ofereceu a Cabo Verde um leque de equipamentos informáticos, no valor de cerca de 60 mil contos, que serão destinados ao setor de comunicação social e às universidades com formação na área do jornalismo e profissionais do setor da comunicação social.
A cerimónia de entrega dos equipamentos aconteceu na manhã de hoje, 13 de Abril, no Palácio do Governo, Cidade da Praia, sendo o termo da entrega assinado pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida, tutela da comunicação social e o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong.
Conta nesta lista 100 câmaras digitais, 100 gravadores, 250 computadores, 200 portáteis, 50 discos externos, 80 impressoras a lazer, 50 UPS, 60 scanners, 30 fotocopiadora, 20 televisão plasma, 20 telemóveis e 10 tablets. Estes equipamentos serão disponibilizados aos órgãos de comunicação social do setor público e privado e às instituições que trabalham com o setor e que precisam suprir as lacunas existentes em equipamentos.
De referir que esta doação acontece no quadro do acordo por Troca de Notas entre o Governo da República de Cabo Verde e o Governo da República Popular da China, assinado a 19 de outubro de 2015.