O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebe, em audiência, esta quinta-feira, 7 de Abril, às 10H00 horas, o grupo de Batuku Kotxi Midju de São Tomé e Príncipe.
Durante a recente visita a São Tomé e Príncipe, José Maria Neves em Fevereiro a solicitação que mais ouviu dos cabo-verdianos e dos seus descendentes foi de visitar Cabo Verde.
Uma dessas solicitações aconteceu na Roça Porto Real, na Ilha do Príncipe do grupo de Batuku Kotxi Mitxu, um dos vários grupos culturais existentes em quase todas as Roças de S. Tomé e Príncipe, que mantêm bem vivas as expressões culturais de Cabo Verde.
O grupo encontra-se em Cabo Verde até o dia 13 de Abril, devendo, também, atuar nos palcos do AME no dia 11, às 20:00. Do programa fazem, ainda parte visitas a sítios históricos e visitas a familiares.
O grupo é composto por 12 elementos, na sua maioria mulheres, de diferentes gerações que se dedicam sobretudo à agricultura e atividades conexas.
De salientar que a Ilha do Príncipe acolhe uma comunidade cabo-verdiana expressiva, sendo considerada a maioria em relação à população autóctone.
Apesar do isolamento e da distância geográfica, Cabo Verde continua bem presente na Ilha do Príncipe através da sua cultura, expressa de todas as formas pelos cabo-verdianos e seus descendentes, nomeadamente através da música, da dança e gastronomia.