Notícias

PM agradece apoio incomensurável do Luxemburgo ao desenvolvimento de Cabo Verde

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aproveitou a ocasião do ato de comemoração oficial do primeiro aniversário do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), para agradecer, na presença do Encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Marc  De Burcy, o forte apoio do Luxemburgo ao desenvolvimento de Cabo Verde em áreas estruturantes e fundamentais. O Luxemburgo, diz Neves, é um dos principais parceiros de Cabo Verde.

PM considera CERMI simbolo da mudanca de paradigma de desenvolvimento do pais3Desde os primeiros anos da Independência do arquipélago, a Cooperação Luxemburguesa, afirma Neves, tem-se posicionado como um dos principais parceiros de Cabo Verde, sobretudo em áreas fundamentais e alicerçarias do desenvolvimento, sendo uma delas as energias e, em particular o desenvolvimento das energias renováveis.

Um exemplo disso é o CERMI que completa hoje um ano da sua existência e que representa um investimento de mais de sete milhões de euros só para a construção do edifício que é ainda uma referência em termos de princípio arquitetónico e do aproveitamento das condições climáticas do país. O centro é construído por forma a aproveitar do vento e do sol para a climatização do espaço, dispensando gastos com ar-condicionado e é totalmente auto-suficiente em termos de abastecimento de energia e água, aproveitando do vento e do sol para a produção de energia e água.

“O Luxemburgo tem sido uma referência em termos de cooperação com Cabo Verde, um dos principais parceiros de Cabo Verde porque estamos a cooperar em áreas que são fundamentais, essenciais para o futuro e que são os alicerces para o desenvolvimento de Cabo Verde.

De lembrar que foi também a cooperação Luxemburguesa a financiar o Estudo de viabilidade do projecto energético construído por essa governação com o horizonte em 2030. A educação é outra área fulcral e onde Cabo Verde muito ganhou com a parceria com o Grão-Ducado. Basta ver os vários liceus e escolas de formação profissional de referencia construídos ao longo desses últimos 15 anos, como sejam ainda a escola de Hotelaria e Turismo, o Centro de Formação Profissional de Santa Catarina em Assomada.

Também a saúde é outro grande exemplo, destacando-se a construção do Hospital Regional de Santiago-norte ou o hospital regional de Ribeira Grande em Santo Antão e ainda vários centros de saúde. A água e saneamento, a electrificação rural são outras áreas importantes através do qual floriu esta cooperação.

Tudo isso porque o Luxemburgo soube reconhecer, valorizar e “partilhar” da visão estratégica de desenvolvimento desta Governação, apoiado na ideia da transformação das vantagens comparativas em vantagens competitivas (leia o artigo: PM considera CERMI símbolo da mudança de paradigma de desenvolvimento do país.). Há um grande consenso em como vale a pena apoiar Cabo Verde, como ficou evidenciado ultimamente na visita ao Grão-Ducado e no contato com as autoridades locais.