O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, efetuou esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, uma visita de 24 horas à Guiné Equatorial para o reforço das relações de cooperação económico empresarias entre os dois países.
Jose Maria Neves foi recebido em audiência no Palácio do Povo, pelo Presidente da República, Teodoro Obiang.
À saída do encontro que durou pouco mais de uma hora, José Maria Neves considerou a visita “estratégica para o reforço das relações de cooperação entre Cabo Verde e a Guiné Equatorial”.
O Chefe do Governo anunciou que os dois países vão cooperar em áreas “sensíveis” como os transportes aéreos, em torno da qual discutiu-se a parceria no quadro de desenvolvimento da empresa TACV, mas também a viabilização do centro de manutenção de aviões na ilha do Sal e toda a problemática da formação, tendo em conta a ideia de se criar um importante centro de formação na ilha do Sal.
O Primeiro Ministro garantiu que há o compromisso do Presidente da Guiné Equatorial, no sentido de “ ver a ligação entre Guiné Equatorial e Cabo Verde, através da companhia aérea equato-guineense”.
José Maria Neves disse, ainda que há possibilidades de “cooperarmos em outras áreas como a do Ensino Superior, Ciência e Inovação, formação profissional, energias renováveis, economia marítima e há, também, parcerias no sector privado”.
Cabo Verde e Guiné Equatorial, segundo Jose Maria Neves, estão, igualmente, a “trabalhar para novas parcerias em sectores como farmacêutico”, seguindo o exemplo da forte cooperação que existe a nível das novas tecnologias de informação e da governação electrónica.
Daí, o Chefe do Governo afirmar que a sua visita é “estratégica e histórica” para o reforço das relações e os dois países “ vão ganhar um novo patamar no futuro em termos de cooperação intergovernamental e económico empresarial”.