Notícias

Governo aprova Plano Estratégico da Educação 2015-2025 e plano Estratégico do Desenvolvimento do Comércio 2015-2020

O Governo aprovou nesta quinta-feira, 29 de Janeiro, o projecto de Resolução que aprova o plano Estratégico do Desenvolvimento do Comércio 2015-2020 e o Plano Estratégico da Educação 2015-2015.

almeida cm janeiro29102O Plano Estratégico da Educação 2015-2025, segundo o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo Almeida, vem definir novas medidas de políticas para o sector da educação com vista a alcançar uma ainda maior qualidade.

“Este plano versa sobre subsectores como a formação dos recursos humanos a gestão dos estabelecimentos de ensino e a gestão e implementação de políticas educativas, disse Démis Lobo ALmeida.

Para além de propor medidas que visam melhorar a qualidade e a pertinência dos serviços de educação e formação oferecidos, nos níveis básico, secundário e superior, bem como atribuir à Formação Profissional um papel ainda mais reforçado e sistémico e melhorar a eficiência dos modos de organização e fazer economias sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados, o Governo pretende ainda com o Plano Estratégico da Educação 2015/2025, melhorar as aprendizagens e as competências dos alunos no ensino básico e dos do 7º ao 10º ano de escolaridade para garantir uma redução significativa das reprovações e dos abandonos.

Plano Estratégico do Desenvolvimento do Comércio 2015-2020

Démis Lobo Almeida informou que os objetivos Gerais do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Comercio 2015-2020 visam aumentar o peso do sector do comércio para 15% do PIB e aumentar a taxa de cobertura, calculada sobre o somatório das exportações e reexportações, para 65%.

Com os objetivos específicos deste Plano, o Governo pretende promover o desenvolvimento da produção e da competitividade de bens e serviços nacionais, cuja meta, disse o Ministro, é duplicar o valor dos subsectores das indústrias transformadoras e alimentares e bebidas no PIB.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Comercio 2015-2020 irá promover a melhoria da distribuição interna e o aumento da aquisição de frutas e vegetais frescos, carne e peixe de produção local pelos resorts e hotéis de média e grande dimensão, estimular as atividades de trading, leasing, entreposto e bankering e o aumento da exportação e reexportação de bens. A meta é assegurar uma taxa média anual de crescimento das exportações e reexportações de bens em 15%.

Incentivar a descoberta de novos mercados fornecedores, reduzir a intermediação, promover economia de escala, melhorar a gestão das importações e estimular compras conjuntas, em que a meta é diversificar o mercado de importação e reduzir o peso atual de 71,3% dos 5 principais fornecedores de Cabo Verde para 60% e promover e incentivar a internacionalização de atividades de empresas nacionais dos sectores de serviços e indústria onde Cabo Verde pode ser competitivo, nomeadamente das TIC, do comércio internacional, das telecomunicações, da indústria farmacêutica e da construção civil e obras públicas, são outros dos objetivos específicos deste Plano Estratégico de Desenvolvimento do Comercio 2015-2020.