Notícias

Casa para Todos: Famílias em Tarrafal de Santiago recebem presente de natal de suas vidas

Às vésperas do Natal, 40 famílias tarrafalenses receberam, numa bonita e emocionante cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, as chaves das suas casas, realizando assim o sonho da casa própria.

Nesta quarta-feira, o Primeiro-Ministro, acompanhado do Ministro do Ambiente, Habitação e ordenamento do Território, Antero Veiga, e do Presidente da Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH), Paulo Soares, presidiu a mais uma cerimónia de entrega das chaves do primeiro complexo do programa Casa para Todos (CpT) no Tarrafal, na zona da Pedreira.

Nesta cerimónia pelo menos 24 pessoas receberam as suas chaves, sendo que as restantes famílias estarão a receber as suas chaves nas próximas horas beneficiadas, e essas famílias vêm desta forma elevada, e de que maneira, a sua qualidade de vida e que por sua conta muito dificilmente teriam as condições de realizar o sonho da casa própria, sendo que 30 dessas moradias são da classe A (para famílias ou indivíduos com rendimento mensal de zero a 60 mil escudos).

Este complexo que representa um investimento de mais 116 milhões de escudos possui, para além dos 40 apartamentos, todos os equipamentos urbanos que normalmente estão incluídos nas construções deste programa CpT, como iluminação pública, luz, água canalisada, arruamentos, parque de diversões, um centro comunitário, etc.

Na sua intervenção, José Maria Neves salientou a importância e a felicidade que sente toda a vez que preside um ato de entrega das chaves das moradias do CpT. “Basta ver a emoção, os sorrisos e as lágrimas nas caras das pessoas para ver que este é um grande programa e que tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

O Chefe do Executivo garante que este é um programa para continuar e que para isso vai ajudar, e muito, as rendas pagas pelos beneficiários para ajudar a alimentar o Fundo de Habitação Social criado para o efeito, para além de pagar o empréstimo contraído junto à banca e o Governo português para realizar o projecto.

Nesta primeira fase do Casa para Todos, o Governo pretende construir mais de seis mil casas em todo o país, sendo que a ideia é erguer no município do Tarrafal de Santiago, perto de 656 casas entre as classes B (para famílias com rendimento de 61 mil escudos a 120 mil escudos mensais) e C (rendimento de 121 mil a 250 mil escudos mensais), para além de mais 570 habitações da classe A (para famílias com rendimento de zero a 60 mil escudos mensais).