O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou nesta terça-feira, 22 de Dezembro, a electricidade em mais seis localidades das regiões altas, para além do reforço da rede eléctrica nas regiões baixas, de São Lourenço dos Órgãos, no âmbito do projecto «6 Ilhas», colocando o município e o país muito perto do objectivo da cobertura energética a 100%. Objetivo este que, de acordo com o Chefe do Executivo estará concretizado nos primeiros meses de 2016.
Foi com muita “satisfação e “alegria” que José Maria Neves foi a inaugurar e comemorar com os moradores de Montanhinha, Montanha, Boca Larga, Longueira, Pedra Tcheu e Palhão, no âmbito do projecto «6 Ilhas» e que só nesta região significou um investimento de aproximadamente 150 mil contos, abrangendo, não só a extensão da rede eléctrica às zonas mencionadas como também o reforço da rede nas zonas mais baixas do município de São Lourenço dos Órgãos, para uma rede de média tensão.
Trata-se de uma grande prenda de natal, como sublinhou o próprio representante dos beneficiários na cerimónia que decorreu em Montanha, que não se coibiu de agradecer ao Governo pela concretização de “um sonho”. “Só um Governo com esta sensibilidade poderia trazer para cá a luz eléctrica”, salientou consciente das “dificuldades” e do elevado custo (150 mil contos) desta operação.
Por sua vez, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, manifestou a sua alegria pelo cumprimento de mais uma promessa, neste caso aos habitantes de São Lourenço dos Órgãos, e mais concretamente das zonas altas, lembrando que em 2002 a região norte de Santiago possuía menos de 45% de cobertura energética, São Lourenço dos Órgãos, em particular, tinha apenas 32% de cobertura energética. Com esta inauguração o município e o país aproximam-se da cobertura a 100% da rede eléctrica.
Ainda há poucos dias, recorda-se Neves, fez-se a inauguração da luz eléctrica em Carriçal, na Ribeira Brava, em São Nicolau, atingindo 100% de cobertura da rede eléctrica naquele município, também no âmbito do projecto «6 Ilhas», um investimento total de cerca de 42 milhões de euros, que tem beneficiado enormemente as ilhas de Santiago, Santo Antão, São Nicolau, Brava e ilha do Fogo com a ampliação e modernização da rede eléctrica, incluindo centrais únicas. Nos primeiros meses de 2016, com a conclusão do referido projecto todo o país estará coberto a 100% com uma rede eléctrica moderna.
Na mesma linha, a Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, realça o enorme esforço feito desde 2001 no que tange à energia e reforça o objectivo de, até 2030, Cabo Verde atingir a meta dos 100% de energia renovável no horizonte de 2030. Este esforço de levar a energia a todos os cantos do país, tem a ver, elucida o Primeiro-Ministro, com o combate às assimetrias e às desigualdades, pois que o acesso à rede elétrica significa, mais do que qualidade de vida, também o surgimento de novas oportunidades de emprego e de auto-sustento.
Em conclusão, José Maria Neves salienta que com o desenvolvimento alcançado nos últimos 15, está-se a cumprir o desafio lançado na sua plataforma eleitoral de 2001 de «Mais Palavra, Mais Pão, Mais água e Mais Luz».