Notícias

Memorando de entendimento para promover o turismo cultural

Cada vez mais a cultura se posiciona como um recurso turístico estratégico e o turismo cultural é hoje um segmento importante que tem motivado milhares de turistas a nível mundial. No entanto, a cultura ainda não tem o peso que merece no portfólio de produtos turísticos de Cabo Verde e o seu potencial está ainda longe de ser esgotado.

Os exemplos mais gritantes passam pela exiguidade de “souvenirs” genuinamente Cabo-verdianos (artesanato), actividades de animação e entretenimento despidos de elementos culturais do país, e poucas opções de circuitos turísticos baseados na história e tradição.
 
Tendo em conta que a indústria criativa poderá ser, sem dúvida, uma porta de entrada importante do empresariado nacional no sector do turismo e que há muitas oportunidades a serem exploradas de forma a transformar o património histórico material e imaterial em produtos turísticos.

Considerando ainda o interesse do Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial (MTIDE) em posicionar-se como parceiro estratégico do Ministério da Cultura (MC) na promoção do património histórico e das manifestações culturais enquanto recursos turísticos;

Neste sentido, assinou-se hoje dia 18 de Dezembro de 2015 nas instalações do MTIDE, pelas 16horas, o memorando de entendimento entre o Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, representado pela Dra. Leonesa Fortes e o Ministério da Cultura representado pelo Dr. Mario Lúcio Sousa.

O presente memorando estabelece um compromisso de colaboração e cooperação entre as respectivas entidades signatárias visando:

a) Criar uma plataforma de articulação permanente no sentido de facilitar a identificação de oportunidades de inclusão de recursos culturais na cadeia de valor do turismo e a resolução de constrangimentos que afectam os produtos e serviços turísticos cabo-verdianos;
b) Promover a genuinidade da oferta turística de Cabo Verde, reforçando a presença de elementos culturais e históricos nos produtos turísticos das ilhas;
c) Recuperar a história e cultura das ilhas e transformá-los em produtos turísticos;
d) Estabelecer uma linha comum de comunicação tendo em vista a optimização da troca de informações relevantes sobre a história e o património material e imaterial, desenvolvendo uma estratégia de centralização e cooperação;
e) Aprimorar a qualidade de serviços turísticos e culturais prestados;
f) Assegurar o envolvimento de todos, no sentido da materialização do objecto deste memorando, tendo em conta preâmbulo.

Acreditando ser primordial que se desenvolvam sinergias entre os sectores do Turismo e da Cultura de forma a permitir uma estratégia integrada de colaboração entre as autoridades públicas, artesãos, agentes culturais, prestadores de serviço e operadores turísticos, para que a cultura penetre na cadeia de valor do turismo Caboverdiano.