Notícias

«Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades é paradigma para empresariado lusófono»

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves está em Braga, Portugal, para presidir esta quinta-feira a abertura do IIº Fórum da União dos Exportadores da CPLP e, numa iniciativa da Rosa de Porcelana Editora, lançou esta quarta-feira o seu livro «Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades» que, ao descrever a política de desenvolvimento de Cabo Verde poderá, nas palavras de Mário Costa, Presidente da UE-CPLP, “pode e deve servir de paradigma para os operadores económicos lusófonos”.

Outro orador da tarde, no ato que decorreu no Salão Nobre do histórico e emblemático Museu dos Biscaínhos na cidade de Braga, Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP, realçou a “visão clara” de José Maria Neves José Maria Neves quanto aos desafios de desenvolvimento dos países africanos e do “papel crucial” do sector privado e do investimento externo neste processo.

Por sua vez, o economista cabo-verdiano, Manuel Varela Neves enfatizou o compromisso social entre os empresários e os trabalhadores e realçou, na sequência, o papel da «Boa Governação», liderada pelo Primeiro-Ministro e autor da obra em análise, como grande fator para o relativo “sucesso de Cabo Verde”.

A título de exemplo deste sucesso, o Economista recorda a recente entrada de Cabo Verde no  patamar do Rendimento Médio e que mantém a grande ambição de atingir o Desenvolvimento Sustentável, no horizonte de 2030.

Com a “casa cheia” de convidados, sobretudo, na sua maior parte empresários da CPLP, o Primeiro-Ministro foi peremptório a afirmar o seu compromisso de continuar a encarar o Empresariado como fundamental para o Desenvolvimento.

Na mesma ocasião José Maria Neves apelou a um esforço conjunto “de todos” para fortalecer, também economicamente, a Comunidade da Lusofonia. E com a sua habitual veia poética o autor cita Fernando Pessoa para sublinhar que o mar, às vezes separador, deve unir toda a CPLP, num esforço de Desenvolvimento.