Notícias

PM garante que problemas no BANIF não afectarão banca cabo-verdiana

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, convidado pela RTP-África esta terça-feira, a abordar a atual situação de reestruturação e venda do BANIF e que está a gerar alguma desconfiança na opinião pública portuguesa, garantiu que, pelas informações obtidas ainda na semana passada, “não terão impacto no funcionamento do Banco de Negócios Cabo-verdiano, que é património da congénere portuguesa.

Segundo as informações chegadas ao Chefe do Executivo, “relativamente ao funcionamento do Banco Cabo-verdiano de Negócios é que há estabilidade do banco, não há problemas relativamente ao funcionamento e ao desempenho do BCN e as incidências neste momento acontecem em Portugal e que têm a ver com o funcionamento do BANIF não terão impacto no funcionamento do BCN”.

Até porque, acrescenta Neves, já havia um processo que já vinha de vários meses no sentido do BANIF vender a sua participação no BCN”. Daí que espera que “não haja nenhum impacto negativo e que o processo de venda dessas ações andem naturalmente, sem quaisquer turbulências para o sistema financeiro cabo-verdiano”.

Essas considerações de José Maria Neves foram feitas à reportagem da RTP-África conduzida pelo repórter Nélio Santos. A propósito, sobre o 18º aniversário da RTP-África este ano, o Chefe do Governo realçou ao mesmo jornalista o papel importante que esta estação televisiva tem tido, ao longo dos anos na promoção da lusofonia e na divulgação do que acontece no mundo lusófono. “Muito do que vemos e sabemos desses países vê-mo-lo através da RTP-África, realçou, salientando ainda o contributo da mesma para a consolidação do Estado de Direito democrático nesses países.