O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou esta terça-feira a escola do EBI de Achada-Mato, bairro periférico da cidade da Praia, inserido no programa ligado ao natal do Chefe do Executivo, precisamente para estar e “brincar” com estas crianças e levar-lhes uma mensagem de carinho. Aos mais adultos, Neves socorre-se da comunicação social para enaltecer o espírito natalício de amizade, solidariedade e fraternidade e apelar ao contributo de todas e todos os cabo-verdianos para uma sociedade de tolerância e paz.
Na sua comunicação às crianças, José Maria Neves fez questão de frisar o espírito natalício imbuído dos valores da amizade, da solidariedade e da fraternidade e que devem ser assimilados como valores para a vida, expressando ainda o seu carinho e amizade para todas as crianças cabo-verdianas.
Em declarações à comunicação social, o Chefe do executivo deixou uma mensagem aos adultos deste país, às cabo-verdianas e cabo-verdianos, de apelo para que nesta quadra festiva possamos todos “refletir” sobre como contribuir para que Cabo Verde continuar e ser cada vez mais uma sociedade de paz e de tolerância.
Voltando às crianças e aos pais e encarregados de educação, Neves realça a importância da educação e da escola na promoção e construção desta sociedade com mais desenvolvimento e bem-estar para todos. “É momento de Natal, festa de família, de amizade e fraternidade por isso precisamos construir uma sociedade de paz e tolerância”, sendo que a melhor forma de construir um país desenvolvido é estudar, aprendendo “muitas coisas boas”, adquirir “boas práticas e bons ensinamentos”.
Aos professores o Primeiro-Ministro apela a que continuem a trabalhar para “melhorar” a qualidade da educação e contribuir, desta forma, para a afirmação de um Cabo Verde “cada vez melhor”.
A acompanhar o Primeiro-Ministro na visita esteve, claro, a Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, que reforçou o apelo ao reforço do espírito natalício e lembra que o natal representa o “símbolo de união e festa em família”. Marques não esquece ainda de recordar a necessidade de um engajamento dos pais e encarregados de educação no dia-a-dia da escola e da educação dos seus filhos. É preciso, diz a Ministra, “reforçar a responsabilidade e cumplicidade positiva” entre a escola e a família.
Tanto a Ministra quanto a gestora do EBI de Achada-Mato, Eunice Silva, realçam o bom aproveitamento e organização da referida escola aproveitamento, conforme atestam as estatísticas relativas a esta questão.