A ilha do Fogo, em particular as 112 famílias beneficiadas em Achada Furna e Mosteiros, viveu um dia especial este domingo com a inauguração e entrega das chaves aos primeiros beneficiários do programa Casa para Todos na ilha do Vulcão. Como sempre acontece nessas ocasiões, não faltaram lágrimas, sorrisos e outras manifestações de emoção pela realização do sonho da casa própria, sendo que para essas famílias é seguro dizer que este será um natal inesquecível.
O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu às entregas das chaves a 40 famílias no complexo de Achada Furna e a mais 20 famílias beneficiárias do complexo em Figueira Pavão, ambas localidades em Santa Catarina, enquanto o Ministro do Ambiente, Habitação e ordenamento do Território, Antero Veiga presidiu o acto nos Mosteiros, sendo todas essas casas da classe A e B.
Momentos de festa e de muita emoção para essas famílias que puderam conferir a qualidade das suas novas moradias, uma marca deste programa que tem como um dos objectivos, não só a redução do deficit habitacional e a dinamização do mercado imobiliário, mas também a redução das assimetrias regionais.
Basta ver que, aponta José Maria Neves, o programa está presente em todas as ilhas e municípios do país numa perspectiva aglutinadora, daí reunir nos mesmos complexos famílias de diferentes capacidades financeiras. “É uma prenda de natal a essas famílias e a todo Cabo Verde, porque a nossa perspectiva é fazer um desenvolvimento equilibrado de todas as ilhas do país, combater as desigualdades e assimetrias regionais, e estamos em todas as ilhas de Cabo Verde a dar prendas de natal, a distribuir casas no quadro do programa CpT”, considera o Chefe do Governo.
Isto, diz, “é extremamente importante porque contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar, basta ver a emoção, as lágrimas, a alegria das pessoas quando recebem as chaves e realizam o sonho da casa própria”, conclui.