O Primeiro-Ministro, José Maria Neves inaugurou este sábado os Paços do Concelho de Santa Catarina do Fogo, um grande empreendimento que deverá “orgulhar” todos os santacarinenses, foguenses e cabo-verdianos e que é mais um sinal do desenvolvimento do país. Numa tarde de festa, Neves anunciou ter já o Governo conseguido o financiamento para a construção e um novo centro de saúde para o município que, paulatinamente está a desenvolver e afirmar-se.
Num ambiente festivo, o Chefe do executivo centrou a sua intervenção no processo de desenvolvimento de Cabo Verde nos 40 anos de país independente e que deve orgulhar a todos as cabo-verdianas e cabo-verdianos.
José Maria Neves recorda o ponto de partida de um país “que tinha para dar errado e deu certo”, sendo que “Juntos” os cabo-verdianos conseguiram, por vezes “quase que milagres”. Com enfâse, sobretudo nos 15 anos da sua governação, Neves considera inegável os enormes ganhos alcançados em todas as esferas do desenvolvimento e a grande preocupação no combate às assimetrias regionais para um desenvolvimento mais equilibrado e harmonioso de todo o país.
“Temos agora os alicerces, temos os pilares, temos mais infra-estruturas, mais portos, mais estradas, mais electricidade, mais telecomunicações, mais água e mais saneamento. Temos mais escolas, mais liceus, mais centros de saúde, agora é acelerarmos o ritmo para que no horizonte de 2030 Cabo Verde possa ser um país muito mais desenvolvido e com muito mais bem-estar”, considera o Chefe do Governo.
É o exemplo de Santa Catarina que em 2005, aquando da sua elevação a município estava na cauda de tudo o que é índice de desenvolvimento.
Basta ver que, como lembrou o edil local, Aquileu Amado, que a esmagadora maioria da população do município não possuía luz eléctrica ou água canalizada e hoje mais de 95% do concelho está electrificado, faltando apenas uma localidade cuja electricidade deverá chegar nos próximos meses com um projecto já em execução.
O próprio Paços do Concelho ora inaugurado, elucida o Primeiro-Ministro, é um exemplo dos novos tempos e que traz novas esperanças para as gentes da região. Uma obra que engrandece a cidade de Cova Figueira e evidencia uma visão de futuro para o município compartilhada entre a edilidade e o Executivo e que, como o resto do país entra definitivamente na senda do desenvolvimento sustentável.
Uma novidade anunciada, e bastante aplaudida, por José Maria Neves, é o acordo financeiro alcançado com o Fundo Kuwait para a construção, brevemente, do novo centro de saúde de Santa Catarina do Fogo.
Neves avançou ainda que o novo Hospital Regional do Fogo, o antigo hospital dos capuchinhos completamente remodelado, será inaugurado no próximo dia 15 de Janeiro.
Quanto aos próximos desafios, até o fim do mandato segundo a edilidade, têm a ver com o arrelvamento do estádio municipal, no qual esta conta com o apoio da Diáspora ligada a Santa Catarina, sobretudo nos Estados Unidos, a continuidade do trabalho de construção de habitações sociais que a Câmara tem estado a promover, arruamentos, etc.
Amanhã, domingo, o Primeiro-Ministro promove um encontro com todos os intervenientes ligados ao processo e ao Gabinete de Reconstrução da Ilha do Fogo, na parte da manhã, e a inauguração da Casa para Todos em Achada Furna. De referir que também amanhã o Ministro do Ambiente, Antero Veiga, estará nos Mosteiros para o ato de entrega das chaves aos primeiros beneficiários do Casa para Todos nos Mosteiros.