Notícias

Escola Manuel António Martins em Santa Maria é a realização de mais um sonho

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu à cerimónia de inauguração da nova escola secundária Manuel António Martins (ESMAM), na cidade de Santa Maria, ilha do Sal e que representa o culminar de um sonho antigo da população local que antes tinha de fazer deslocar os seus filhos, todos os dias, à escola secundária Olavo Moniz situada a 18 kms na Pretória, na cidade dos Espargos. A referida escola é, mais do que isso, salienta Neves o “protótipo” da escola que o Governo ambiciona para Cabo Verde, a chamada “Liceu técnico” e que acrescenta à vertente geral a área técnico-formativa.

José Maria Neves recorda os primeiros tempos ainda no primeiro governo de 2001 a 2006 quando uma senhora de Santa Maria lhe sublinhara a importância da construção de um liceu para aquela localidade, dizendo ao Chefe do Executivo que “a sua governação só valerá a pena se puder construir um liceu aqui para nós”.

A essa senhora Neves responde agora, “está concretizado o seu sonho” e de que forma sendo que trata-se de uma das maiores e mais modernas escolas secundárias do país e que, ainda mais, possui um bloco inteiro equipado e com laboratórios e oficinas para a formação técnica com oferta de vários cursos, sobretudo ligados ao turismo.

A escola, representa um pouco “a materialização desta ideia da escola “do futuro”, considera o Primeiro-Ministro. Uma escola que combine a vertente geral à vertente técnica, ampliando as oportunidades de formação e de inserção no mercado de trabalho. A ESMAM poderá e deverá ser uma referência, aponta Neves, para um Cabo Verde “desenvolvido e próspero, uma escola capaz de “arrepiar” e fazer querer estar e aprender na escola as crianças, adolescentes e jovens cabo-verdianos e de fazer brotar os seus talentos.” Queremos transformar as nossas 50 escolas de ensino secundário em liceus técnicos onde os jovens podem qualificar-se a todos os níveis”, frisou.

A Escola, acrescenta, deve ser um espaço “atractivo” e que desafie o aluno a aprender e a buscar os seu próprio caminho, a sonhar e a correr atrás dos seus sonhos e a ESMAM deve representar tudo isso, considerou o Chefe do Governo.

José Maria Neves realça na sua intervenção a importância e a força de sonhar do povo cabo-verdiano, o mais importante é a nossa ânsia, esta nossa vontade de realizar, construir, de ver um Cabo Verde desenvolvido e que tem sido a força por detrás deste percurso de sucesso de um povo e de um país que nos primórdios da Independência, “tinha tudo para dar errado (fazendo menção à escassez de recursos naturais) e deu certo!”, enfatizou.

O Primeiro-Ministro salienta ainda a “grandeza” do nome e legado do patrono da referida escola e que era um homem de grandes sonhos e grande ambição e que ousou sonhar e pensar grande, Manuel António Martins que fica registado na história como o fundador da ilha do Sal. Nesta linha, Neves lança o desafio à direcção da escola de promover um centro dedicado à investigação e divulgação do legado e memória de tão ilustre patrono.

Financiado pela Cooperação Chinesa no valor de um milhão e 400 contos, a ESMAM possui dois blocos, uma dedicada à via geral e outra à via técnica, com 23 salas no total, vários laboratórios, nove laboratórios, anfiteatro, biblioteca, escritórios, oficinas de electricidade e electrónica, electromecânica, construção civil, soldadura, sala de desenho e cinco salas de apoio, um polidesportivo coberto, pista de 100 metros atletismo, etc.  

PM agradece amizade da China para com o povo de Cabo Verde

Durante a sua intervenção na cerimónia, o Primeiro-Ministro fez questão de salientar a forte cooperação com a China e agradeceu publicamente a “amizade” do Governo e do povo chinês para com o povo de Cabo Verde. Para Neves, é graças a essa “ânsia” e capacidade de sonhar que Cabo Verde tem conquistado a amizade e admiração de países como a China, um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde desde os primeiros momentos da Independência do nosso país.