O Primeiro-Ministro, José Maria Neves presidiu a cerimónia de entrega de 22 mil novos equipamentos (computadores, tabletes e smartphones) para os professores e alunos do ensino secundário ao ensino superior, no âmbito do programa Mundú Novú, numa forte parceria entre o Governo e as operadoras móveis do país, que considerou mais uma etapa deste novo mundo que Renato Cardoso sonhou em música e que “estamos a realizar todos os dias”.
“Há muitos anos que estamos a trabalhar para realizar esses sonhos”, começou por realçar José Maria Neves, sendo que desde 2009, a quando do lançamento do programa «Múndú Novu», e mesmo, antes, como lembrou o Primeiro-Ministro, sendo que o país tem evoluído de forma extraordinária em termos de educação.
Neste momento grande parte das escolas do país possuem acesso gratuito à internet no âmbito do «Mundú Novú», praticamente todas as escolas estão interconectadas através de um sistema informático, há mais computadores nas escolas, há acesso muito mais facilitado ao vasto mundo de conhecimento através da Internet.
Neves refere ainda o exemplo da erradicação do analfabetismo, a massificação do ensino secundário, sendo que o país conta, neste momento com mais de 50 liceus públicos, para além dos liceus privados, a solidificação do ensino superior no país e que coloca Cabo Verde na linha da frente, em termos de taxas de penetração do ensino superior em África. A ambição do Governo, diz, é “abrir novas fronteiras, conquistar novos horizontes… todos os dias para conquistarmos novos territórios…” e este programa representa, diz, mesmo isso, “uma guerra permanente para novas conquistas”.
Tudo isto está inserido numa visão ainda maior da promoção e desenvolvimento do «cluster» das TIC para transformar Cabo Verde num «cyber Islands» e uma plataforma internacional de serviços no que tange às novas tecnologias de comunicação. E o país vai dando passos largos e seguros, posicionando nos lugares cimeiros em relação ao continente africano nesta matéria.
Basta ver também as praças «Konecta», a construcção e inauguração do Data Center na cidade da Praia que constitui a primeira fase do Centro tecnológico que esta governação visualizou e está a concretizar. Cabo Verde está-se a transformar a cada dia numa verdadeira sociedade de informação e conhecimento graças aos avanços em matéria de acesso às novas tecnologias de informação.
As escolas, realça Neves, têm de ser espaços “criativos”, de qualidade e inovação” e que possa levar-nos a todos a fazermos muito mais por Cabo Verde e o «Mundú Novú» proporciona as ferramentas para tal.
Como recordaram os parceiros neste grande empreendimento (Governo, NOSI, CVMóvel e Unitel T+) o «Mundú Novú é mais do que a simples entrega dos referidos equipamentos, é também a promoção da formação dos próprios professores sobre como tirar maior proveito dessas ferramentas e que tem decorrido desde há algum tempo a esta parte, é a promoção de novas metodologias, novos conceitos como o empreendedorismo e outras iniciativas que propiciem o surgimento dessa nova escola para os novos tempos que Neves vem falando e que o Governo, através do Ministério da Educação e Desportos e através do Ministério do ensino Superior, Ciência e Inovação tem vindo a construir “gota-a-gota” de “sol a sol” como refere o Primeiro-Ministro.
Esta nova fase do referido programa constitui ainda um exemplo do que pode conseguir uma parceria público-privada com todos os envolvidos focados num único propósito de promover o acesso à banda larga, neste caso.
Cerca de 22 mil equipamentos, entre computadores laptops, tabletes ou smartphones, serão distribuídos a alunos e professores de todo o país, mediante inscrição e selecção dos interessados que terão a oportunidade de adquirir esses equipamentos e obter o acesso à Internet por valores muito abaixo do mercado e, em condições, portanto, extremamente vantajosas.