O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, prestou a sua homenagem no final de semana à Polícia Nacional que comemora 145 anos da sua existência, tendo sublinhado o trabalho “a todos os títulos excepcional que esta importante instituição tem vindo a desempenhar em prol da República ao nível da segurança e bem-estar dos cidadãos.
“Quando comemoramos mais um aniversário da Polícia Nacional queria manifestar o nosso reconhecimento pelo trabalho, a todos os títulos, excepcional da Polícia Nacional de Cabo Verde”, fez questão de salientar o Chefe do Executivo durante a cerimónia de celebração do 145º aniversário da Polícia Nacional que ocorreu na Avenida Cidade de Lisboa, na cidade da Praia.
José Maria Neves destaca o crescimento e evolução extremamente positiva das forças de segurança nacional no combate à criminalidade, sobretudo no que toca à criminalidade organizada e ao narcotráfico, com resultados claros, e termos de apreensões a bens e produtos do narcotráfico e à detenção de pessoas ligadas a estes grupos criminosos numa “luta sem trégua”. Outro desafio actual tem a ver com a luta contra o terrorismo, conforme nos lembrou os terríveis acontecimentos do dia 13 de Novembro em Paris. Em Cabo Verde, acrescenta Neves, deve-se continuar “a assumir o firme compromisso de dar um combate “sem tréguas” a esses fenómenos e lutar “sem tréguas para não dar tréguas aos criminosos”.
Ainda em relação à Polícia Nacional, o Primeiro-Ministro afirma “ser testemunho do crescimento desta nossa fundamental instituição para a defesa e a promoção dos direitos, Liberdades e garantias do cidadão, para a garantia de um ambiente de paz e de tranquilidade e, também, para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
Neves recorda que, conforme objectivo deste Executivo, para transformar Cabo Verde num país desenvolvido no horizonte de 2030 é preciso “convocar os ideias e os valores da liberdade, da democracia e da tolerância”, e para os quais é fundamental o trabalho da Polícia Nacional.
Falando para todo o país, o Primeiro-Ministro recorda ainda os ideais republicanos “de probidade, de rigor, de transparência, do trabalho, da responsabilidade” aos quais “somos todos convocados”. “Tenho a certeza que a PN estará na linha da frente, não só na realização desses ideias e no cumprimento rigoroso destes princípios, como também trabalhando todos os dias, de sol-a-sol, gota-a-go