No dia em que se celebra os 40 anos da proclamação da Independência de Angola o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi recebido, numa visita de cortesia, pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que serviu para transmitir as felicitações do povo cabo-verdiano ao povo angolano e reafirmar os “fortes laços” de amizade e cooperação entre os dois países. Neves destaca ainda o grande contributo que Angola tem dado para a paz na sua região e o mundo.
À saída do Palácio Presidencial, José Maria Neves, falou à imprensa, sobre o encontro que “basicamente foi para dar os parabéns pela data” e que também, claro, foi uma oportunidade de ambos reafirmarem o seu desejo de uma cooperação cada vez mais forte entre os dois países.
Neves recorda a história partilhada de luta pela Independência dos dois países e as relações de cooperação que classifica de “excelência” entre os dois povos, augurando que ela possa continuar a florescer a a fortalecer-se cada vez mais.
Sobretudo ao nível económico-empresarial, as perspectivas são muito boas, como em outras ocasiões citou o Chefe do Executivo cabo-verdiano, com várias alguns importantes investimentos e empreendimentos angolanos em sectores chaves como a banca, as telecomunicações e no ramo dos combustíveis, assim como novos projectos que começam a surgir em outras áreas como a construção civil, a hotelaria.
Assim como em entrevista à saída do grande desfile do 11 de Novembro, à porta do memorial Agostinho Neto, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde destacou o percurso heróico que Angola fez nestes 40 anos da sua Independência, com períodos de guerras pelo meio em que , não só conseguiram ultrapassar e trilhar o caminho de uma paz que se espera cada vez mais cimentada e duradoura, como o grande contributo que Angola deu para a libertação do jugo colonial de países como a Namíbia e o derrube do regime «Apartheid» na África do Sul.
Angola, realça Neves, perfila-se já como uma grande potência africana e que deverá continuar a ter um papel importante na manutenção da paz e estabilidade nas regiões da África central, austral e no mundo.
E para terminar o intenso programa de visita a Angola, José Maria Neves, foi o representante do Estado de Cabo Verde no acto central das comemorações do 40º aniversário da Independência de Angola em que o Presidente Pedro Pires foi também um dos convidados de honra.
Um belo, emocionado e colorido desfile com a participação de vários quadrantes da sociedade civil, desfile militar e com destaque para o bloco dos veteranos de guerra que arrancaram os aplausos de uma numerosa e animada plateia no complexo de desfile do memorial Agostinho Neto, em Luanda.