O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou o Centro de Produções da Televisão Pública de Angola (TPA) esta segunda-feira, onde um dos temas abordados com os elementos da administração da empresa que o receberam teve a ver com uma possível e estratégica parceria entre as televisões públicas dos dois países para a produção e partilha de conteúdos e informação. Vontade que, a julgar pela resposta dos anfitriões, é partilhada pela TPA que acrescentaram a vertente formação como um aspecto importante dessa futura parceria.
Em entrevista a uma equipa de reportagem da TPA no local, Neves deu conta da conversa com os administradores, tendo manifestado a sua vontade em ver estabelecida e reforçada uma cooperação entre esta e a TCV (Televisão de Cabo Verde).
“É preciso trabalharmos para reforçarmos as relações entre TPA e TCV, há muita coisa que podemos fazer em comum, podemos fazer co-produções nos diferentes domínios, podemos fazer intercâmbios de programas e, portanto, vou incentivar esta aproximação entre as duas televisões”, sublinhou.
José Maria Neves acredita que, com esta visita às modernas instalações do centro de produção da TPA em Camama, bairro periférico de Luanda, deverá ganhar fôlego sendo que, devemos insistir, apesar das dificuldades da distância”. Até porque com as novas tecnologias “as coisas estão muito mais facilitadas”, reduzindo a barreira da distância. “Temos de trabalhar no sentido de aproximar muito mais as duas televisões”, insiste.
Quanto ao que viu deste grande e moderno centro de produções da TPA, trata-se de um importante e “estratégico” investimento nas condições para a produção de conteúdos, como programas de informação e entretenimento, assim como ficção, incluindo novelas e que será, com certeza, uma inspiração para Cabo Verde.
“Temos de ter aqui nos países africanos uma capacidade endógena de produzir conteúdos e informações” e que é fundamental para que os africanos possam mostrar ao mundo a sua visão e as suas ideias e “fazermos a nossa própria avaliação sobre o nosso percurso e os caminhos que queremos escolher para o futuro”, salientou no final da visita.
O Centro de Produção da TPA é uma infra-estrutura moderna e funcional, com 5 estudios de produção altamente equipados, sendo que um deles possui mais de mil metros quadrados de tamanho e permite à televisão pública angolana estar na vanguarda das televisões africanas em termos de produção de ficção, artes e entretenimento. Saiba mais sobre o referido centro de produções na sua página oficial do facebook: https://www.facebook.com/pages/Tpa-Centro-de-Produ%C3%A7%C3%A3o-de-Camama/230640360330363
PM no TPA Global
Ontem, o Chefe do Executivo cabo-verdiano foi o convidado do programa TPA Global do apresentador e jornalista Isidro Sanhanga, um programa de entrevistas de larga audiência naquela televisão e que vai ao ar todas as quartas-feiras.
Nesta entrevista foram abordados vários temas ligados ao livro «Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades» e o percurso das Ilhas nestes 40 anos de liberdade, de desenvolvimento e de transformação, para além claro das relações entre Angola e Cabo Verde e o percurso de Angola que comemora nesta quarta-feira, 11 de Novembro, 40 anos da sua Independência.
E é por razão desta efeméride e o acto central das comemorações cair na quarta-feira que, extraordinariamente esta entrevista só irá para o ar na quarta-feira posterior, 18 de Novembro. E é nosso compromisso publicar, cortesia da TPA, esta entrevista no nosso canal «PMTV» no Youtube e com partilha, claro, na página oficial do Facebook do Primeiro-Ministro de Cabo Verde.