O novo embaixador egípcio para Cabo Verde, Maustapha Mohmoud Moustapha ELCOUNY, num encontro “muito importante”, nas palavras do diplomata, para o reforço da cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios, tendo em destaque a cooperação económica e ao nível da segurança, sendo que o Egipto foi recentemente eleito para o Conselho de Segurança das Nações Unidas (UN), juntamente com o Senegal, enquanto membro não-permanente e solicita o apoio de Cabo Verde para o reforço de uma agenda africana naquela instituição.
Agora à tarde, José Maria Neves recebeu o referido embaixador tendo os dois responsáveis debruçado sobre as várias possibilidades de reforço da cooperação entre dois países que possuem uma relação “fraternal”, lembrando ELCOUNY que para ser nomeado ao Conselho de Segurança da UN o Egipto contou com o apoio de Cabo Verde.
Sobre esse mandato que vai de 2016 a 2017, o diplomata egípcio acredita que o seu país poderá desempenhar um papel importante no reforço da paz e da estabilidade em África, lembrando que o seu país, para além de constituir a “grande potência armada do continente”, possui uma enorme “expertise” em matéria de conflictos, sobretudo ao nível do combate ao terrorismo, em função da sua posição no Médio Oriente e que poderá ser colocado ao serviço do combate de forças como o Boko Haran na costa ocidental africana.
Um ponto de vista que, segundo o diplomata, é corroborada pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde que vê com bons olhos a participação do Egipto na referida estrutura da UN.
Cooperação Económica é área chave da cooperação entre Egipto e Cabo Verde
Neste momento estão em Cabo Verde 24 empresas egípcias para participarem da EXPOMAR, feira ligada ao mar que decorre de 26 de Outubro a 01 de Novembro em Mindelo, São Vicente e que indicia uma tendência para uma maior aproximação dos dois países no que tange às relações económico-empresariais.
Para além do mar uma área que poderá constituir um interessante potencial de cooperação tem a ver com as infra-estruturas, sendo que o Egipto possui algumas das maiores empresas de construcção civil de África com presença em pelo menos 22 países africanos. “Nós estamos interessados em cooperar com todos os países africanos e Cabo Verde em particular e queremos ver como e em que dimensões algumas dessas empresas poderão desenvolver projectos em matéria de infra-estruturação aqui em Cabo Verde”.
Também a Saúde poderá ser uma área de eleição considerando o grande desenvolvimento do Egipto em áreas como a cardiologia e transplante de rins, etc. O ensino superior é também outra vertente que o Egipto aguarda o contacto do nosso país para futuros intercâmbios e parcerias entre universidades nacionais e egípcias.