O Japão conta com Cabo Verde como parceiro importante no reforço da sua influência e reforço da cooperação com o continente africano. Esta tarde, o embaixador do Japão, com residência em Dacar, Takashi Kitahara, abordou com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, sobre realização de dois importantes fóruns ao nível do continente já no ano que vêm e com os quais contam com a experiência e prestígio de Cabo Verde na realização desses dois encontros.
Este foi um dos temas da conversa que o embaixador Kitahara manteve com o Chefe do executivo cabo-verdiano, em audiência no Gabinete do Primeiro-Ministro, tendo o diplomata sublinhado a vontade de seu país em contar com o valioso contributo do nosso Governo na realização, com sucesso desses importantes fóruns.
Trata-se, primeiro do TICAD (Cimeira Japão/África), cuja próxima edição realizar-se-á, pela primeira vez, em solo africano, “provavelmente” em Agosto de 2016, em Nairobi, Quénia, sendo que, o que é ilustrativo da grande importância que o Japão dá ao reforço da relação com os países do continente africano, a Cimeira passa a ser realizada, a partir de agora de três em três anos e não de cinco em cinco anos como acontecia.
“O Japão conta com o apoio de Cabo Verde na realização deste fórum”, sublinha o embaixador.
Ainda no próximo ano, em Dacar, Senegal, será realizado um segundo fórum sobre a segurança no continente africano, em Novembro, e que deverá acontecer também em Dacar. Mais uma iniciativa que conta com forte apoio do Japão, pois que esse país está “muito preocupado com as questões ligadas à segurança em áfrica, como o terrorismo, o radicalismo e o tráfego humano”, sublinha Kitahara.