Notícias

Espanha e Cabo Verde querem reforço da cooperação para além do plano económico

A Embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, foi recebida esta manhã pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, no primeiro encontro oficial entre ambos, desde a nomeação da diplomata em Junho último, tendo Junco aproveitado para sublinhar a intenção do Governo e do país que representa de intensificar as relações de cooperação económicas, mas também as relações culturais com o nosso país que será, como deixou entender, uma grande bandeira da sua missão aqui ao nosso país.

neves embaixada espanha1A embaixadora avança a intenção do seu país em aumentar os esforços de difusão da língua e da cultura espanhola em Cabo Verde, um grande objectivo da sua missão ao nosso país, ela que está aqui desde Junho, em substituição do falecido Luis Ignacio Boné Calvo.

Contudo as relações económicas, obviamente, merecem igualmente particular atenção, sendo que tanto o Governo de Cabo Verde como o do reino de Espanha vêm com bons olhos o reforço dessa cooperação.

Ambas as partes reconhecem o peso das relações económico-empresariais entre os dois países, com uma forte presença de empresas espanholas em Cabo Verde, sobretudo em áreas como o turismo e as pescas, sobretudo através do arquipélago das Canárias com o qual Cabo Verde se relaciona, seja ao nível bilateral como também ao nível da Macaronésia e no quadro da Parceria especial com a União Europeia.

De referir as presenças fortes de grupos como a Mélia, o Riú ou a Iberostar na área turística, ou do Grupo Ubago, dona da Frescomar, em matéria da transformação de pescado, sendo que as pescas é uma das áreas de eleição desta cooperação, como é exemplo o financiamento, pelo governo espanhol, da estrutura de frio no porto Grande, em Mindelo.

Uma novidade foi o convite expresso pela diplomata espanhola, em nome do Governo do Reino de Espanha para que José Maria Neves visite aquele país amigo em Novembro próximo, para o importante Fórum Ibero-Africano a 23 de Novembro próximo.

Um convite que foi bem recebido pelo Chefe do Executivo cabo-verdiano que prometeu uma resposta em tempo oportuno.