O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, acabou de fazer o seu discurso de introdução ao debate sobre o Estado da Nação, tendo feito o “raio-x” da Nação nos vários domínios para mostrar como o país tem desenvolvido nos últimos 14 anos, com base na agenda de transformação. “ Diria até que já lançámos as rotas e o plano de viagem para o Cabo Verde 2030, um país capaz de ser desenvolvido, moderno, com coesão social e qualidade ambiental, e oportunidades para todos”.
Durante a sua intervenção, o Chefe do Governo foi capaz de mostrar as várias transformações assente na consolidação dos vários clusters e domínios, nomeadamente o aéro-negócio, a economia marítima, o agronegócio, as TIC, a educação e o ensino superior, o sector financeiro etc.
Mais do que falar do passado e do presente, José Maria Neves, realçou o futuro que se adivinha risonho com as boas perspectivas e os caminhos construídos com base nessa estratégia de transformação, como mostram as inúmeras realizações conseguidas em todos esses anos.
Segundo Neves, embora o país continue “muito vulnerável aos choques externos”, pois que “a crise internacional afectou grandemente o ritmo de crescimento que no período pré-crise registara um crescimento do PIB de dois dígitos”. Porém, acrescenta o Chefe do Executivo, “os resultados conseguidos em 2014 mostram claramente uma tendência de recuperação, o que é corroborado pelas projecções, tanto internas como do FMI, que auguram uma retoma do crescimento mais vigorosa”.
Os primeiros dados, conclui, mostram um vigoroso crescimento das receitas do turismo em 2015. Assiste-se igualmente a uma retoma do Investimento Directo Estrangeiro que já em 2014 cresceu em 13,3% e a tendência é para continuar”.
Sendo o seu último debate sobre o Estado da Nação, na qualidade de Primeiro-Ministro, José Maria Neves deixa “uma nota pessoal” de “agradecimento “especial” aos cabo-verdianos, “aqui nas ilhas como na vasta diáspora, por terem confiado em mim e me terem dado a honra e a oportunidade de conduzir os destinos da Nação nestes últimos 15 anos. Um muito obrigado a todas e a todos”.
Agradecimentos também à Casa Parlamentar, “por estes quinze nobres momentos em que discutimos o Estado da Nação, realizados em tempos de transformação, em que demos, com ambição, muito trabalho, generosidade, honestidade e patriotismo, o melhor de nós. Nas circunstâncias da Nação e no processo histórico contemporâneo, permitimo-nos a uma agenda que transformou Cabo Verde de País Menos Avançado a País de Rendimento Médio e disposto a ser um País de Desenvolvimento Sustentável.
E conclui dizendo, “nesta oportunidade, quero significar-vos, a todas e a todos e a cada um de vós, o meu profundo convencimento em que, de boca concêntrica na roda das Ilhas, seremos capazes de construir o futuro que todos almejamos. Sim, podemos. Nu podi sim. Nu ta konsigi!”
Leia o discurso no link a seguir, ou na rúbrica “Discursos” no www.governo.cv.
Ouça, também o discurso na RádioPM.