Notícias

Governo promete mobilizar recursos para ter “Tubarões Tigres” nos Jogos Africanos

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta tarde de quinta-feira, 30 de Julho, uma delegação da Federação Cabo-verdiana de Andebol, encabeçada pelo seu Presidente, José Eduardo dos Santos, tendo como tema a participação da Selecção de Andebol sénior masculina (Tubarões Tigres), tendo o Chefe do Executivo manifestado a abertura e disponibilidade do Governo em ajudar a mobilizar mais financiamento para que essa participação histórica possa se concretizar.

 “O Sr. Primeiro-Ministro avançou-nos que, de facto, vai procurar mobilizar esses recursos para além daqueles que já nos foram afectos pela Direcção-geral dos desportos, uma vez que o contracto-programa da Direcção-Geral do Desporto não é suficiente para que todas as selecções estejam nos Jogos Africanos”, confirmou à comunicação social após o encontro, José Eduardo dos Santos.

A concretizar-se, será a primeira participação da selecção sénior masculina nos Jogos Africanos que este ano acontecem de 02 a 13 de Setembro em Brazzaville, sendo que a competição de andebol só se inicia no dia 09 de Setembro.

A selecção sénior masculina, recorda-se, foi apurada por via de uma repescagem entre os melhores segundos classificados da fase de qualificação, sendo que no torneio de qualificação que decorreu no Senegal há alguns meses atrás, só perdeu para a selecção anfitriã e mesmo assim pela margem mínima de dois golos (Resultado: 27-29 a favor do Senegal), tendo levada de vencida os combinados da Guiné-Conacri e da Guiné-Bissau.

A confirmação da participação da selecção só viria a acontecer em meados de Maio, o que, como referiu José Eduardo dos Santos, dificultou a montagem de toda a engenharia financeira necessária para esta participação, pois que não estava incluída no calendário e orçamento desportivo deste ano, daí que sejam necessários esforços adicionais para esta honrosa e histórica participação.

“No caso do Andebol foi uma modalidade repescada, pelo que já não fazia parte deste orçamento o que veio aumentar e acrescentar às dificuldades, mas o Sr. Primeiro-Ministro prometeu-nos que irá mobilizar esses recursos para que a delegação de Cabo Verde inclua a modalidade de andebol, o que nos satisfaz….”, explica o Presidente da Federação Cabo-verdiana

Sobre as aspirações para a participação desta selecção nos referidos jogos, Dos Santos é cauteloso, visto ser a estreia nesta competição, “mas vamos para ombrear e ver em que nível, de facto, está a nossa selecção de andebol. Não podemos prometer que vamos estar nos lugares do pódio, mas tudo faremos para estar nesses lugares ou nos melhores lugares possíveis”, afirmou o representante da Federação de Andebol.

Mais fácil e praticamente garantida está a participação da selecção masculina de sub-21, vencedora do campeonato da zona 2 da modalidade, a fase regional do Challenge Trophy e que vai agora, a partir do dia 02 de Agosto, em Adis Abeba, Etiópia, participar na fase continental do torneio, juntamente com as outras sete vencedoras das respectivas zonas africanas do Conselho Superior do Desporto em África.