Notícias

PM: Líderes guineenses têm “toda a grandeza” para assumir desafios actuais do país

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, visitou esta sexta-feira o Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e o Presidente da Assembleia Nacional, Cipriano Cassamá, para além de promover encontros com os líderes dos partidos políticos e de confissões religiosas, tendo revelado o seu optimismo e crença nas actuais lideranças do país que acredita “têm toda a grandeza para assumir os desafios que a Guiné Bissau tem neste momento”.

jose maria neves na guine bissau2Já ontem, por diversas ocasiões o Chefe do Executivo cabo-verdiano elogiou a “maturidade” desses líderes na condução do actual processo de estabilidade que possa elevar a Guiné-Bissau a um novo patamar de desenvolvimento que esteja em conformidade com o enorme potencial do país.

“Os líderes guineenses têm toda a grandeza para assumir os desafios que a Guiné Bissau tem neste momento”, considerou Neves à comunicação social logo após as visitas à Presidência da República e ao Palácio Colinas de Bué (casa parlamentar).

Foi desta forma que Neves abordou a questão imposta pelos jornalistas sobre a actual situação política neste país amigo e irmão, tendo, mais uma vez, manifestado “humildemente” toda a disponibilidade pessoal e do Governo de Cabo Verde para “reforçarmos as soluções e trabalharmos para que todos cumpram o seu papel”, considerou.

Neves acredita, entretanto, que pelo que tem visto e o que ouviu das principais forças políticas e representações do Estado guineense, “há uma grande disponibilidade de todos no sentido de garantir a estabilidade, que é fundamental para a Guiné-Bissau, e garantir que os fundamentais da democracia funcionem e que a Guiné-Bissau reencontre os caminhos do desenvolvimento”.

jose maria neves na guine bissau1Até porque no final, acrescenta, o que mais interessa ao povo da Guiné-Bissau “é o desenvolvimento” e a melhoria das condições de vida das pessoas, sendo que estão todos “empenhados” na construção dessas condições. “Pude constatar isso”, comenta, realçando, mais uma vez, a maturidade evidenciada pelos principais actores neste processo do desenvolvimento actual do país.

Igualmente, Neves sublinhou a importância dos partidos políticos no processo democrático e de desenvolvimento da Guiné, sendo que estes são “pilares importantes” da democracia e “essenciais” no garantir do funcionamento pleno das instituições.

Os partidos políticos são ainda o garante da participação activa da sociedade civil no processo democrático, já que têm um pé no Estado e outro na sociedade civil, fazendo, portanto, a intermediação entre o poder político e a sociedade civil. Este destaca ainda o papel pedagógico que cabe aos partidos políticos no quadro da educação para a cidadania, que forma alguns dos temas abordados no encontro com os partidos políticos.

De referir, também que José Maria Neves teve encontro com representantes das várias confissões religiosas locais. Hoje à tarde, o Primeiro-Ministro cabo-verdiano, 17H00 locais, promove uma palestra sobre “A Agenda de Transformação de Cabo Verde” e logo mais, à noite, é o convidado de honra de um jantar oficial promovido pelo seu homólogo guineense, Domingos Simões Pereira.