Notícias

Governo continua a apostar na dinamização do agro-negócio

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou este fim-de-semana, as obras de requalificação da bacia hidrográfica de Ribeira Prata em São Nicolau, um investimento orçado em 200 milhões de escudos (200 mil contos) e que já está a ter um impacto grande na actividade agrícola naquela região. Esta é mais uma grande obra e testemunho da forte aposta do Executivo para transformar a agricultura num sector competitivo, tendo como prioridade a mobilização de água.

neves bacia1“Estamos a fazer grandes investimentos na mobilização de água, queremos mobilizar milhões de m3 de água e com toda a problemática do desenvolvimento rural em Cabo Verde, os investimentos que nós estamos a fazer no agronegócio, queremos que seja um sector competitivo, que gere mais rendimentos e mais empregos com a empresarialização do sector, garantias de financiamento, novas tecnologias de produção agrícola etc., para que Cabo Verde continue a crescer, para diversificarmos a nossa base económica e podermos assim acelerar o ritmo de crescimento e ter muito mais empregos e muito mais desenvolvimento”, reflectiu o Chefe do executivo à RCV, pouco antes da inauguração.

Cabo Verde, considera, deve continuar a apostar no desenvolvimento do sector. “Só assim vamos conseguir mudar e desenvolver o mundo rural, além de estancar o êxodo do mundo rural”, sublinhou por sua vez a ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, garantindo que este executivo, através do ministério que tutela, vai continuar esta aposta.

“É essa a nossa estratégia”, refere a ministra sobre os investimentos feitos na requalificação das bacias hidrográficas, do qual a intervenção feita em Ribeira Prata é exemplo.

São quase dois anos de intenso trabalho e que incluíram a construcção de uma barragem subterrânea, com dispositivo de bombagem alimentada por energia solar, este investimento incluiu também um parque fotovoltaico, 30 diques de retenção, 10 diques de captação, 19 reservatórios de água, 11 quilómetros de rede de distribuição de água e que deverá beneficiar aproximadamente 350 agricultores.

Isto sem contar com o forte apoio técnico e em materiais para rega gota-a-gota, para além de formações inseridas neste projecto, assim como tem acontecido em outras paragens deste país onde o Governo tem feito tais investimentos.

São os próprios representantes das populações de ribeira Prata e Fragata a realçarem o impacto desta operação que afirmam, está a mudar o paradigma da agricultura na região e em São Nicolau.

“Agora, cabe a nós os agricultores, fazermos os investimentos necessários e fazermos a nossa parte, o que cabia ao Governo este já fez”, afirmam António da Paz e o Sr. Francisco.