Notícias

PM renova desafio para a melhoria da eficácia e eficiência da administração pública

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, dirigiu-se esta manhã aos funcionários e dirigentes da administração pública, para, mais uma vez, enaltecer os ganhos e evolução positiva de toda a administração pública cabo-verdiana nos últimos anos. E aproveitou o momento para desafiar a todos os funcionários públicos a juntarem-se neste esforço de “dar o salto” para uma administração pública cada vez mais eficaz e eficiente.

O Chefe do Executivo falou esta manhã, a uma plateia de funcionários públicos, durante a abertura da cerimónia de abertura da conferência “40 anos de Administração Pública”, tendo deixado uma mensagem clara de desafio a todos os que trabalham na administração pública, servidores e dirigentes, no sentido de “Juntos”, trabalharem para uma administração pública cada vez mais eficaz e eficiente.

Segundo José Maria Neves, é chegada a hora de “darmos o salto” qualitativo que os novos tempos exigem para que Cabo Verde continue no caminho certo rumo ao desenvolvimento almejado por todos. Um país moderno e desenvolvido no horizonte de 2030.

É nesta linha que o líder do Governo insiste na necessidade de se combater o “partidarismo” e as desigualdades de tratamento nos serviços e repartições de toda a administração pública. Ainda que o percurso feito até esta seja digno de orgulho de todos, destaca, é preciso introduzirmos novos conceitos, novas formas de organização e trabalho virados para uma administração pública “mais eficaz e mais eficiente”.

Entre os grandes desafios, Neves volta a eleger a “despartidarização” e “impessoalização” dos serviços da administração pública e uma mudança de mentalidade mais virada para a produtividade e para o “bem-comum”, que tenha, cada vez mais, em consideração “as liberdades civis, políticas e económicas, trabalhando cada vez mais com o enfoque no crescimento económico e desenvolvimento sustentável do país.

Em suma, uma administração pública cada vez mais “amiga das empresas”, “amiga dos cidadãos” e do desenvolvimento global de Cabo Verde.

Ainda que um desafio difícil, dado a “complexidade” e “pluralidade” na orgânica da administração pública que envolve os sérvios ligados ao Governo central, às autarquias, mas também instituições e fundações, etc., a acrescentar o alto grau de interconhecimento na sociedade, Neves acredita que está ao alcance do país que tem sabido vencer os obstáculos, instando, mais uma vez a todos os servidores e dirigentes públicos a darem o melhor de si em prol do país.