Comemora-se a 17 de Junho, o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação. Para assinalar a data, o Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), leva a cabo um leque de atividades de comemoração através do projecto de “Mobilização de águas superficiais e reforço do quadro de gestão integrada de recursos hídricos em Cabo Verde”. A cerimónia de comemoração da efeméride será presidida pela Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet.
Do programa de comemoração consta também a realização de um “Atelier de validação do relatório do estudo preliminar das bacias hidrográficas para 21 sitos de barragens” a ter lugar no dia 17 de Junho pelas 8:30,no Hotel Vulcão, na Cidade Velha.
No dia 18 de Junho, pelas 14h, o MDR e a FAO vão assinar um protocolo de “apoio ao desenvolvimento da agricultura urbana e periurbana” no edifício das Nações Unidas, seguido de um Seminário de capacitação sobre “governança e políticas de segurança alimentar” com o objectivo de reforçar as capacidades de técnicos do secretariado nacional de segurança alimentar e nutricional e instituições públicas ligadas às questões de segurança alimentar.
Entretanto, serão realizados mais dois seminários, desta feita, dirigidos à Sociedade Civil e ONG´s, nos dias 25 a 27 de Junho em Mindelo, para as ilhas do Norte e de 29 de Junho a 1 de Julho na Praia, para as ilhas de Sul.
As mudanças climáticas, a pobreza, a destruição da vegetação, as práticas agrícolas inadequadas e o sobre-pastoreio são as causas que mais contribuíram para o aceleramento da erosão e para a consequente degradação dos solos. Face a isto, em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou 17 de junho, o dia Mundial da Luta contra a Desertificação e a Seca, promovendo actividades para a implementação da convenção (CNULCD) nos países atingidos seriamente pelo fenómeno de desertificação e da seca, particularmente em África. Este ano o lema para a comemoração do dia Mundial da Luta Contra a Desertificação é: “Nada se tem sem nada, invista na fertilidade do solo ”.