Notícias

Cabo Verde e Seyschelles intensificam cooperação em matéria ambiental e no turismo

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta quarta-feira o Ministro do Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas das ilhas Seyschelles, Didier Dogley, tendo os dois representantes dos seus respectivos governos reafirmado a sua vontade no reforço da cooperação entre os dois países num momento em que o Presidente daquele arquipélago da África Oriental, James Michel se prepara para a sua primeira visita oficial a Cabo Verde. Mais um sinal dos novos tempos nas relações entre os dois países.
Acompanhado do homólogo Cabo-verdiano, Antero Veiga, Didier Dogley abordou, logo após a audiência, o encontro com o Chefe do Executivo cabo-verdiano, dando conta da forte vontade de ambos os governos na intensificação da cooperação entre os dois países, seja no quadro dos países que compõem o bloco dos Pequenos Estados Insulares e, sobretudo, no plano bilateral.

Entre as áreas de eleição para essa cooperação está, claro, a questão das mudanças climáticas e os desafios que impõem aos arquipélagos de todo o mundo, bem como o desenvolvimento da economia marítima ou azul, como se preferir chamar, ou seja, no desenvolvimento de todo o potencial ligado ao mar que, ambos os ministros Dogley e Veiga realçaram ser de capital importância para dois países arquipelágicos. Nisto, a preservação da vida e da biosfera marinha é grande preocupação e estratégico, sublinham.
 
Outra área de cooperação que segundo, Dogley, as Seyschelles poderão beber da experiência de Cabo Verde são as energias renováveis no qual o nosso país possui já um interessante “resume”, entre os melhores de África com aproximadamente 30% de penetração das chamadas energias “limpas”.

Já Cabo Verde deverá, certamente, aproveitar da experiência das Seyschelles no desenvolvimento do turismo, como notaram os dois ministros presentes na conferência de imprensa, após o encontro com José Maria Neves.

Assim, sobretudo na área ambiental, Antero Veiga avança que neste primeiro momento os dois países estarão a dialogar para ver como melhor materializar e aprofundar essa cooperação, devendo-se iniciar com intercâmbios de delegações e equipas técnicas nessas diversas áreas mencionadas. 
A visita de Didier Dogley à cidade da Praia enquadra-se na sua participação na conferência de alto nível sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e rendimento médio, e é também uma oportunidade para preparar com as autoridades cabo-verdianas, a visita, dentro em breve, do Presidente das Seyschelles, James Michel.

Esta visita do Presidente Michel é vista como mais um sinal claro desta nova vontade no reforço da cooperação entre os dois países, recordando que, também, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, já visitou por duas vezes aquele país, mais recentemente em 2014.

Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas da República de Seychlles, Dr. Didier DogleyMinistro do Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas da República de Seychlles, Dr. Didier Dogley.