Notícias

Governo reforça apoio à Uni-CV

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, terminou esta tarde a visita às instalações da Uni-CV na Praia e em São Jorge dos Órgãos com um encontro com a reitoria da referida instituição pública, onde após auscultar a reitoria sobre os desafios e ganhos alcançados, avançou alguns apoios que o Governo irá conceder à universidade pública nos próximos tempos, tendo em conta as necessidades de recuperação, manutenção e ampliação das infra-estruturas pertencentes à escola. Outra preocupação tem a ver com a sustentabilidade da Uni-CV e de todo o sistema de Ensino Superior.

Já hoje de manhã, durante a visita à Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-CV (ECCA), José Maria Neves havia anunciado a cedência de todo o espaço circundante ao actual edifício onde funciona a escola, nomeadamente a estrutura onde funcionava o rancho Relax para a ampliação da referida escola que tem nos seus projectos imediatos a implementação de novos cursos, bem como a edificação de um Museu da Escola.

O Governo, diz Neves, estará aberto para juntamente com a Uni-CV, ver e analisar todos os projectos dependentes de financiamento no que toca à manutenção e ampliação da estrutura física da Universidade, como por exemplo para o financiamento do restauro do conhecido “Liceu Velho” em São Vicente que agora pertence à referida instituição.

Outro aspecto a ser analisado e, certamente, deverá haver novos desenvolvimentos a respeito durante a visita amanhã às instalações da Uni-CV em São Vicente, terá a ver com a remodelação do actual campus de Ribeira de Julião.

Uma preocupação colocada ao Chefe do Executivo tem a ver a elevada dívida à instituição por parte dos alunos, no que concerne às propinas e que aumenta o desafio da sustentabilidade da referida universidade.

Aliás, refere o Primeiro-Ministro, este é um desafio de todas as universidades cabo-verdianas e que por isso o Governo terá de fazer um trabalho “conjunto” com todas as universidades do país no sentido de garantir a sustentabilidade do Ensino Superior em Cabo Verde sendo certo tratar-se de uma “aposta crucial” para o desenvolvimento das Ilhas.

Daí que o Executivo tem estado a investir muito, e continuará a investir na medida das suas possibilidades, por exemplo, com as bolsas de estudo como se pôde ver na exposição feita pela Magnífica reitora Judite do Nascimento, sendo que dos cerca de 4 mil alunos mais de mil são apoiados com o pagamento das propinas, seja através do FICASE ou outras entidades ligadas ao Estado.

Já esta noite o Primeiro-Ministro parte para São Vicente onde logo pela manhã inicia o segundo dia de visitas à Uni-CV, agora em Mindelo.