Notícias

António Correia e Silva preside ato central da Celebração do Dia do Professor Cabo-Verdiano

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, preside, nesta quinta-feira 23 de abril, na Escola de Formação de Professores da Praia “Hermínia Cardoso” ao ato central da Celebração do Dia do Professor Cabo-Verdiano.

O ato central da celebração do Dia do Professor Cabo-Verdiano promovido Escola de Formação de Professores da Praia – Instituto Universitário de Educação, será antecedida por uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Bartolomeu Varela que versará o tema “Formação de Professores: passado, presente e perspetivas futuras».

No dia 28 de abril de 2000, representantes de 164 países participantes do Fórum Mundial da Educação, em Dakar, adotaram o «Marco de Ação de Dakar» que estabelece as metas de Educação para Todos até 2015. Estamos em 2015, altura de fazermos o balanço dos objetivos e das metas da Educação, pensar a Educação Pós-2015, ou seja, a «Agenda de Transformação do País» que visa elevar Cabo Verde para o patamar de país «moderno, competitivo com coesão social, qualidade de vida para os cidadãos e qualidade ambiental», no horizonte 2030.

Se concordarmos que Cabo Verde cumpriu, no essencial, os objetivos e as metas da Educação para Todos, «o incremento do ensino pré-escola, o acesso a um ensino básico obrigatório, gratuito e de qualidade; a melhoria dos níveis de alfabetização dos adultos; a igualdade de acesso e, em certa medida, a melhoria da qualidade da educação», é graças ao contributo das professoras e dos professores de todas as ilhas, porque «um sistema educativo somente pode ser bom quanto os seus professores».

Dia do Professor foi instituído pela UNESCO em 1994 e é celebrado no dia 5 de outubro. Em Cabo Verde, o Dia do Professor junta-se ao Dia do Mundial do Livro e do Direito de Autor instituído pela UNESCO em 1995 em homenagem aos escritores que nasceram ou morreram nesta data. Em Cabo Verde o Dia do professor Cabo-verdiano assinala a data do nascimento de Baltazar Lopes da Silva (23/04/1907-28/05/1989), escritor, poeta, linguista e jurista, um dos romancistas mais lido com a emblemática obra Chiquinho.

Além da Conferência, consta do programa uma homenagem aos professores aposentados e assinatura de um Protocolo entre a CVTELECOM e o IUE para o incremento da Formação de Professores em modalidade E-Learning através das Escolas da Praia, do Mindelo e de Assomada.