Notícias

PM: Projecto de complexo de pesca no Sal é peça importante para a solidificação do sector das pescas

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu o acto de lançamento da primeira pedra do projecto de construção do complexo de pesca da ilha do Sal com base na reconversão e modernização do antigo Salmar na Palmeira, que considerou uma importante peça para a consolidação do sector das pescas como parte fundamental desta grande rede que pretende maximizar toda a potencialidade que este arquipélago oferece em relação às actividades económicas ligadas ao Mar.

O Primeiro-Ministro tantas vezes já o disse e sublinhou, mais uma vez, durante a sua intervenção no referido evento, que “se há uma área onde Cabo Verde pode ser potência, esta tem a ver com o Mar”.

É neste quadro que este, mais um grande empreendimento da Frescomar, do grupo espanhol Ubago, é a todos os títulos um grandioso projecto para a ilha do Sal e Cabo Verde em geral, como frisou José Maria Neves.

Primeiro, pelos 300 postos directos de trabalho em potencial que irá gerar este empreendimento que representa um investimento de mais de três milhões de euros (330 mil contos), depois porque beneficia a ilha do Sal com uma Infra-estrutura, para recepção, manipulação e armazenagem e tratamento de Pescado fresco e congelado devidamente organizada com capacidade para apoio á Frota Pesqueira Local e Nacional, adicionando aos centros de apoio às frotas pesqueiras em Mindelo e na Praia.

Desta forma o país passa a contar com uma importante base de apoio ao sector numa região estratégica, próximo a uma das mais produtivas áreas piscatórias da região, a “Nova Holanda”, mais ao norte da ilha.

Essa complexa infra-estrutura, que deverá ser concluído nos próximos 180 dias, também inclui uma pequena base de reparação naval que poderá representar algumas facilidades para os navios pesqueiros. Com uma moderna infra-estrutura de frio e de transformação de pescado, esta é também uma grande notícia para o sector turístico localizado no Sal e para o mercado de consumo local que poderá beneficiar dos produtos com a qualidade que a Frescomar já nos habituou.

Para os pescadores locais e nas ilhas arredores é também uma grande oportunidade de negócio que se abre, sendo que praticamente o grupo responsável não possui uma frota própria, comprando peixe e grandes toneladas dos pescadores locais e internacionais.

Por tudo isso, Neves assinala que este é mais uma prova da vitalidade que o sector das pescas está a conhecer nos últimos tempos, com importantes investimentos privados. Nisso, o Chefe do Executivo classifica que a parceria entre o Governo e a Frescomar é um exemplo do potencial de uma boa parceria público-privada.

“Esse grande investimento da Frescomar vai permitir o tratamento do pescado para o abastecimento do mercado turístico cabo-verdiano, o aumento da captura para a transformação do pescado, e com certeza, em parceria com os pescadores da ilha, desenvolver todo o sistema de pesca aumentado consideravelmente a captura”, considera José Maria Neves.

Por toda a dinâmica que os investimentos da Frescomar prometem criar, Neves acredita, como é alías projecto desta empresa, o sector das pescas estará a gerar milhares de postos de trabalho nos próximos quatro anos.

Mais uma vez, o Primeiro-Ministro reitera que esta é mais uma peça deste grande puzzle do Cluster do Mar que a cada dia vai ganhando forma e força. Como prova desta vitalidade do sector Neves referindo-se à inauguração, há poucos dias, do novo cais da ENACOL, elucidativa da sua aposta no sector do Bunkering que segundo o Chefe do Governo tem estado a crescer a 14% ao ano e é mais uma peça indispensável deste puzzle.

Por seu lado, o presidente da Frescomar, Andrez Espinosa, enalteceu a beleza e o grande impacto que se espera com mais este empreendimento e que certamente trará outra vida à zona piscatória e portuária da Palmeira.

Em representação da edilidade salense, o Vereador Antero Alfama deu as “boas vindas” ao à Frescomar à ilha do Sal e exaltou sobre a “mais-valia que este investimento irá trazer à economia da ilha.

De acordo com os donos do projecto, esta unidade fabril e de apoio à pesca deverá estar concluída em Novembro deste ano.