Notícias

Apoios da Diáspora e da sociedade civil nas Ilhas intensificam

Para além dos apoios internacionais, os cabo-verdianos, um pouco por todas as Ilhas e na Diáspora, dão amostra da grande solidariedade e morabeza crioula, acudindo de pronto aos irmãos do Fogo. Um aspecto que mereceu hoje o destaque do Primeiro-Ministro, sublinhando, entretanto, a necessidade de coordenação junto às autoridades para que esses apoios cheguem, de facto, àqueles que realmente necessitam.

Logo após a reunião com diplomatas e representantes das instituições internacionais acreditados em Cabo Verde, José Maria Neves referenciou a onda positiva de apoio à população de Chã das Caldeiras e do Fogo em geral – materializado nas várias acções de solidariedade e angariação de fundos, materiais (peças de roupa, cobertores etc. e equipamentos para a protecção das pessoas (máscaras e óculos de protecção) – que o povo das Ilhas tem dado aos irmãos do Fogo.

“Os cabo-verdianos já começaram a apoiar e o sistema no terreno já está a funcionar. Na ilha do Fogo já há muito apoio dos cabo-verdianos, desde alimentos, mantas, colchões, medicamentos e aqui, agora, há apoio de recursos financeiros. Já foi aberta uma conta pelas três câmaras municipais da ilha do Fogo para a canalização dos apoios”, salienta Neves. E acrescenta que também a Diáspora, assim como a comunidade internacional “já estão a fazer chegar apoios neste sentido”.

Quanto à situação hoje relativamente à erupção vulcânica, o Chefe do Executivo partilha as últimas informações de que a erupção contínua, embora com menos intensidade, “há um abrandamento das velocidade das lavas”, prevendo-se que possa se estender para os próximos dias. Daí que mantém-se o perigo de toda a zona de moradias da Portela venha a ficar submersa.

Já no dia 26, pelo menos seis casas haviam sido devastadas pelas lavas naquele povoado.

Veja ainda os textos relacionados:

«Erupção do Vulcão: Comunidade Internacional responde positivamente a apelo do PM».

«Erupção no fogo: Ameaça de destruição total de Chã das Caldeiras é cada vez mais real»

«PM e PR coordenam esforços junto à comunidade internacional sobre situação no Fogo» e outros sobre a matéria publicados na página do Governo e no facebook oficial do PM.