Notícias

PM apela ao consumo de produtos nacionais como contribuição para o PIB

O primeiro-ministro, José Maria Neves, apelou às cabo-verdianas e cabo-verdianos, no sentido de darem preferência ao produto nacional, durante o lançamento da campanha “Consumir Cabo Verde”, como forma de contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, até porque, diz, o produto “Made in Cabo Verde” tem qualidade.

O Chefe do Executivo foi a presidir, neste fim-de-semana, a abertura da Feira e da Campanha “Consumir Cabo Verde” lançada pela Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento (CCISS) e ele que, inclusive é cara dessa campanha aparecendo num spot publicitário da referida iniciativa, aproveitou para, na linha do que é o objectivo desta campanha, incentivar as cabo-verdianas e os cabo-verdianos a consumirem os produtos “Made in Cabo Verde”.

José Maria Neves frisa que, para além de estarem a apoiar os produtores nacionais e a incentivar o crescimento da economia das Ilhas, as pessoas estarão a comprar produtos de qualidade. Segundo o Primeiro-Ministro, as gentes das Ilhas terão já “sensibilidade” suficiente para consumirem o que é produzido em Cabo Verde. Basta ver as nossas músicas, as bebidas, a gastronomia e géneros alimentícios, passando pelos vestuários e outros, salientando José Maria Neves, a criatividade e imaginação crioula acostumados que estamos a fazer das improbabilidades possibilidades.

Também o presidente da CCISS, Jorge Spencer Lima, reforça o apelo do Primeiro-Ministro, fazendo menção a uma “conjugação de esforços” no sentido de “levantar” a economia cabo-verdiana.

Quanto a essa Feira que serviu para lançar a campanha «Consumir Cabo Verde», esta acontece desde o sábado no Estádio do Sucupira, na Achada de Santo António, cidade da Praia, e termina esta segunda-feira, dia 30 de Junho, e conta com várias atracções, desde aproximadamente 39 stands entre produtos vários, desde géneros alimentícios, a vestuário, artesanato, passando por produtos de limpeza, música, restauração entre outros.

Para além disso esta sessão de abertura contou com actuações musicais de vários grupos e com desfile de tabanka, carnaval, tamboreiros do Fogo ao ritmo da Bandeira etc.,.