Notícias

PM incentiva jovens formados do Liceu Amílcar Cabral a sonhar e correr atrás dos sonhos

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que é um dos padrinhos do Liceu Amílcar Cabral em Assomada, foi mais uma vez o convidado de honra da cerimónia de imposição de fitas aos finalistas do ano lectivo ora findo, tendo aproveitado para incentivar esses jovens a “atreverem-se” a sonhar e a correrem atrás dos seus sonhos, cientes das dificuldades que terão de enfrentar.

“Nada na vida nos é dado de graça e teremos de lutar e conquistar o futuro”, foi a lição que o Primeiro-Ministro quis passar aos cerca de 300 finalistas do Liceu Amílcar Cabral, do ano lectivo 2013/2014 e que hoje viram coroados os seus esforços com a imposição de fitas que marca o fim de uma etapa importante de suas vidas e o início de uma outra fase tão importante e, com certeza mais desafiante.

“A vida não é fácil”, completou José Maria Neves lembrando o patrono da referida escola, Amílcar Cabral e instigando esses jovens a seguirem as pegadas e exemplo do Herói máximo das Ilhas, “estudar, estudar, estudar sempre” para que possam alcançar os seus objectivos.

E para isso há que sonhar e ter a coragem e o querer de correr atrás da realização dos sonhos, sabendo que haverá sempre obstáculos a vencer. “Sonhem e corram atrás dos seus sonhos”, aconselha o Chefe do Governo.

E Neves usa o seu próprio exemplo de vida augurando que possa servir também de inspiração a esses jovens rapazes e raparigas, lembrando que para realizar o seu sonho de ser Primeiro-Ministro, foi preciso lutar, estudar muito e, sobretudo, querer muito. Trata-se assim de “assumir um compromisso”, objectivos claros e “correr atrás”.

Em relação à escola, este sublinha o Liceu Amílcar Cabral como um referencial de uma escola virada para a educação em todas as suas vertentes, muito mais do que a mera instrução e afirma que é este o papel das escolas hoje, formar “Homens” e “cidadãos” conscientes e conhecedores dos seus direitos assim como dos seus deveres. Uma escola que ensine matemática assim como a dança, a música, a literatura, o desporto e que dê os alunos a conhecerem um pouco sobre a constituição e a cidadania, elogiando os esforços dos professores daquela escola, satisfeito que ficou com o sarau cultural preparado e executado por alunos e professores daquela instituição de ensino.

Neves realça ainda o firme compromisso deste Governo com a persecução da qualidade e da excelência, para que o país possa “dar o salto” que se faz necessário nesta etapa de transformação das Ilhas, assim como a preocupação com as políticas de incentivo ao emprego para os jovens, traduzidos nos vários investimentos feitos nestes últimos 13 anos, tanto ao nível das infra-estruturas como da formação de professores, revisão curricular e introdução de novas tecnologias no ensino, bem como no Ensino superior e formação profissional em particular.