Notícias

PM anseia pelo reforço das parcerias internacionais

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aproveitou um encontro hoje com os embaixadores e representações internacionais acreditados em Cabo Verde para apelar ao apoio desses parceiros ao esforço de modernização do país, neste momento em que o país está a fazer o seu take-off” e precisa dos financiamentos necessários para “dar o salto” no seu processo transformacional..

O Chefe do Governo falava a uma plateia composta por vários embaixadores e representantes das instituições internacionais, num encontro promovido pelo Executivo com estes actores internacionais que decorreu hoje na cidade da Praia, quando apelou a estes para uma sensibilização maior sobre esta problemática do financiamento do desenvolvimento que é o “grande desafio” neste momento.

Momento este que é de “take-off”, diz fazendo uma alegoria com o voo de um avião, e que o momento decisivo, não sendo por isso, a hora de “retirar o combustível”, fazendo alusão à redução dos apoios financeiros às Ilhas, em virtude da sua graduação a País de Rendimento Médio. É preciso, acrescenta, “permitir que o avião alcance a altura máxima e a velocidade de cruzeiro”.

Os desafios, aponta Neves, ainda são muitos pelo que Cabo Verde ainda precisa do apoio internacional para consolidar este seu processo transformacional, entre esses o investivnto nas infra-estruturas, que como reforçou a própria Ministra da tutela, Sara lopes, deve continuar pela sua importância.

Também o Ministro das Relações Exteriores (MIREX), Jorge Borges,  salientou “que Cabo Verde merece a atenção dos Parceiros” para continuar o seu profcessod e crescimento e desenvolvimento.

O VI Encontro entre O Governo e os Embaixadores e Instituições Internacionais Acreditados em Cabo Verde, promovido pelo MIREX; teve como objectivo permitir um diálogo comk os parceiros, no sentido de procurar novas e melhores formas de promover uma cooperação com ganhos para as Ilhas, mas também para os parceiros, e decorreu sob o lema: “Por Uma Diplomacia ao Serviço de Cabo Verde, de África e do Mundo”.