Notícias

PM recebe delegação empresarial holandesa

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebe nesta terça-feira, às 11H00, uma delegação de empresários holandeses, que se encontram numa visita oficial de 3 dias a Cabo Verde, para prospecção de oportunidades de negócios. Uma conversa que servirá para perceberem junto do Primeiro-Ministro sobre as prioridades em matéria de oportunidades de negócios para o país.

A comitiva é composta por aproximadamente 10 empresários dos Países Baixos, integrando áreas como as energias, o agro-negócio e, sobretudo, o sector marítimo, nomeadamente a construção naval (sendo essas a Van OORD, empresa de Dragagem, a ROYAL HASKONING DHV, de consultoria e já com presença em Cabo Verde tendo estado envolvida, por exemplo, na fiscalização dos projectos de modernização dos Portos da Palmeira na ilha do Sal, e de Sal-Rei na Boa Vista, para além da BAM, empresa de construção e dragagem, e a DAMEN SHIPYARDS, empresa de construção, a mesma que fabricou os dois fast Ferry´s, o “Kriola” e o “Liberdadi”.

Pela composição desta delegação é fácil depreender que há um forte e real interesse dos holandeses em aproveitar as oportunidades de investimento no sector marítimo, indo de encontro com as ambições nacionais de desenvolvimento do Cluster do Mar.

É importante realçar que esta missão surge, sobretudo, da vontade expressa pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, aquando do seu último encontro com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, em Julho do ano passado, tendo já nessa altura efectuado um encontro com empresários e potenciais investidores locais sobre a possibilidade de reforçar as relações económico-empresariais entre os dois países.

Também é de referir os esforços da Cabo Verde Investimentos junto à Câmara de Comércio de Roterdão e das próprias Câmaras de Comércio de Cabo Verde que têm envidado vários contactos com as suas congéneres e empresários holandeses sobre a possibilidade de investimentos e parcerias com empresários das Ilhas.