Notícias

PM aborda desenvolvimento de Cabo Verde e a situação política internacional em Assembleia das Nações Unidas

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que discursa no próximo sábado de manhã em sede da Assembleia-geral das nações unidas em Nova Iorque, avançou esta manhã à comunicação social que a sua intervenção centrar-se á na agenda pós-2015 (ou pós os Objectivos do Milénio) e que tem a ver com o crescimento da economia cabo-verdiana, com objectivos ambiciosos, nomeadamente a redução do desemprego e da pobreza e a ampliação da cobertura da segurança social. Outro ponto de sua intervenção tem a ver com a defesa da PAZ e do diálogo para resolução dos conflictos e a erradicação das armas químicas.

Numa visita que efectuou esta quinta-feira ao MCA-CV II (ver texto: Governo promove fórum entre empresários cabo-verdianos e norte-americanos nos EUA), o Chefe do Executivo pôde abordar sobre os objectivos da sua viagem, inclusive sobre o conteúdo da intervenção que deverá fazer na plenária das Nações Unidas no próximo sábado.

Na agenda estará a agenda de desenvolvimento do país Pós-2015 (ou pós objectivos de Desenvolvimento do Milénio estabelecidos a nível internacional pelas Nações Unidas, referente ao desenvolvimento social e humano e ao combate efectivo à pobreza). De referir que Cabo Verde está em boa posição para cumprir essas metas, sendo que tudo aponta para a sua realização na íntegra no horizonte referido.

“Cabo Verde vai cumprir rigorosamente e está a fazer um esforço enorme nesse sentido para realizarmos os objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, daí que importa agora perspectivar o Pós-2015, salienta José Maria Neves. “Vamos falar fundamentalmente da do crescimento da economia cabo-verdiana, queremos um crescimento inclusivo, com mais empregos. Queremos debelar a pobreza, queremos fazer fortes investimentos no sector da segurança social e, também, iremos falar da questão ambiental aqui em Cabo Verde”, explica José Maria Neves.

Em suma trata-se de uma agenda para o emprego, para a segurança social com objectivos centrados num maior crescimento da economia nacional, mais emprego, mais inclusão social, menos pobreza e mais justiça social, como sublinha o Chefe do Executivo.

Uma preocupação é encontrar novas formas de financiamento do processo de modernização do país nesta fase de redução da ajuda internacional face ao agravamento da crise internacional e da transição das Ilhas a País de Rendimento Médio. Isso “passará para a busca de condições para gerarmos mais riquezas aqui em Cabo Verde”, conclui Neves.

PAZ e Diálogo sempre

Uma outra preocupação a ser endereçada pelo Primeiro-Ministro, tem a ver com a resolução dos conflictos no mundo, em que irá stressar a necessidade da busca, “sempre” da via do dialogo, bem como a necessidade de erradicação absoluta das armas químicas. Nisso elogia os esforços dos EUA e da Rússia para uma solução diplomática ao conflicto político e armado na Síria. “Somos pela PAZ, pelo diálogo e pela solução negociada dos conflictos”, enfatiza.

No programa desta visita aos EUA do Primeiro-Ministro constam ainda uma mesa redonda sobre oportunidades de negócios em Cabo Verde, a decorrer em Boston, (ver texto: Governo promove fórum entre empresários cabo-verdianos e norte-americanos nos EUA) e um encontro coma Comunidade de cabo-verdianos na cidade de Orlando, Flórida.

O regresso de José Maria Neves está previsto para o dia 01 de Outubro.