Notícias

PM propõe Comissão de Desenvolvimento de Mosquito de Horta

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, mostrou-se bastante impressionado com o trabalho desenvolvido pela associação comunitária local e com as potencialidades agro-pecuárias de Mosquito de Horta, propondo a criação de uma Comissão de Desenvolvimento local envolvendo como parceiros o Executivo e a edilidade de Ribeira Grande de Santiago.

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves que se deslocou a Mosquito de Horta para a inauguração da via de acesso a Gouveia e à Cidade Velha (ver texto: Nova via de acesso traz maior dinâmica económica à comunidade de Mosquito de Horta), frisou a capacidade de mobilização e realização da ADCMH), que, considerou, tem “uma visão clara do desenvolvimento integrado de Mosquito de horta e de toda esta região”.

Daí que afirme a total disponibilidade do Governo em continuar a apoiar a comunidade, propondo mesmo a criação de uma Comissão integrada de Desenvolvimento de Mosquito de Horta, envolvendo a Associação, o Governo e a Câmara de Ribeira Grande, para pensar as melhores soluções para a região.

“Vamos apoiar através de um projecto integrado de desenvolvimento de Mosquito de Horta, envolvendo a mobilização de água, o desenvolvimento da agricultura, da pecuária, de transformação dos produtos agrícolas, para todo o “cluster” do agro-negócio”, enfatiza.

Outra grande necessidade da comunidade e que o Governo pretende endereçar tem a ver com a energia, sobretudo para a bombagem de água, já que, ao que tudo indica a região tem boas potencialidades para água no subsolo, mas que requerem grandes despesas com combustível para a sua bombagem.

Entre as soluções identificadas para dinamizar a actividade agrícola e pecuária na região estão também, a construção de Diques de captação, reservatórios e novas tecnologias de produção agrícola, para um grande incremento ao desenvolvimento económico e social da Freguesia de São João Batista, particularmente aqui de Mosquito de Horta, e a sua interpenetração com o desenvolvimento da zona fronteiriça de Santa Catarina.