Mais uma distinção e importante reconhecimento internacional para o nosso país que foi galardoado com o Prémio de Inovação no Sector Público Africano 2013 (AAPSIA), instituído pela União Africana (UA), na categoria “Inovação nos Sistemas e Processos Governativos”, com o projecto SIGOF, Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira.
O resultado tornado oficial hoje, foi anunciado pelo próprio Primeiro-Ministro, José Maria Neves, durante a sua intervenção durante a cerimónia de inauguração da estrada de ligação Praia/Cidade Velha que se mostrou feliz e orgulhoso com o prémio.
Isto, porque trata-se de uma distinção que premia a “credibilidade, celeridade e transparência” na tomada de decisões e na gestão dos recursos financeiros do Estado, daí que seja “algo extraordinário” para o país, considera o Chefe do Governo. Tal distinção, acredita, deverá ter um enorme impacto positivo no aumento da credibilidade do país na esfera internacional.
Para além do projecto SIGOF, Cabo Verde foi finalista na categoria “Parcerias Inovadoras na prestação de Serviços”, com o projecto Bolsa de Qualificação e Emprego. Um projecto que vem responder à necessidade de maior eficácia e rapidez, de eliminação de custos e transparência no cruzamento entre a procura e a oferta de emprego no sector público e privado, de estágios e formação profissional.
O país deverá, assim, receber um troféu e um prémio para apoio na difusão do projecto SIGOF. Desenvolvido pelo NOSI, o SIGOF foi introduzido em 2002, sendo uma solução eficaz de integração, agregação funcional, orgânica e tecnológica uma considerável melhoria na gestão financeira do Estado.
“É actualmente o instrumento de preparação, execução e acompanhamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) a todos os níveis – Poder Central, Poder Local e Fundos e Serviços Autónomos. Incorpora um sistema único de cobrança (SUC) e uma interface de atendimento ao cidadão para colmatar a inexistência de aplicações específicas de prestação de serviços. Inclui aplicações para: Gestão Orçamental; Gestão de Tesouraria; Gestão de projectos de Investimento; “Procurement”; “Monitoring e Evaluation”; Gestão Patrimonial entre outros.
O prémio é ainda um grande cartaz para o NOSI e para as empresas cabo-verdianas que actuam no sector das novas tecnologias de informação, num momento em que foi atribuída a Cabo Verde a Comissão das Telecomunicações e Tecnologias de informação, para que o país possa se posicionar como um exportador de serviços e soluções em matéria de administração pública e governação electrónica.
Saiba mais sobre o SIGOF através do seguinte link: http://www.nosi.cv/index.php/pt/solucoes-v15-121/sigof
Veja, também, este video de apresentação do projecto SIGOF:
http://www.youtube.com/watch?v=8RCcOWvc-m8
Conheça, também o projecto Bolsa de Qualificação e Emprego, na categoria finalista “Parcerias Inovadoras na prestação de Serviços”,
http://www.youtube.com/watch?v=IssnVdYoWPw