Cabo Verde já tem o seu primeiro Centro Nacional de Hidroponia, um projecto financiado pela cooperação Espanhola no montante de 815.164,3 Euros e que tem como objectivo promover a hidroponia, intensificar e melhorar a sua produção, bem como a melhoria da produção agrícola.
O projecto contempla uma infra-estrutura com equipamentos necessários para as actividades do Centro, que incluem sala de aula, estufa, viveiro, câmara de conservação e maquinarias, e formação em técnicas de Hidroponia para técnicos e produtores agrícolas.
O acto inaugural vai ter lugar no próximo dia 02 de Julho, às 9hrs, na sede do Centro em Achada de São Filipe e será presidido pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, na presença da Ministra de Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, e outras entidades nacionais e estrangeiras.
Importa sublinhar que a Espanha tem sido um importante parceiro para Cabo Verde, ajudando o país a atingir as metas traçadas a curto e longo prazo, em particular, nos domínios da modernização da agricultura, pescas, luta contra a pobreza e no reforço da segurança alimentar. Recorde-se que o lançamento da primeira pedra aconteceu no dia 16 de Junho de 2011, numa cerimónia presidida pela Ministra de Desenvolvimento Rural, Eva Ortet.