Com vista a contribuir para a saúde da população escolar, o Governo pretende melhorar a qualidade das refeições distribuídas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) pretende, no âmbito do PNAE, introduzir produtos de origem local, como, legumes, frutas, feijões e pescado na ementa escolar.
Uma experiência piloto foi implementada num total de 17 escolas nos concelhos da Praia, Santa Cruz e São Vicente, desde Abril de 2013, e que vai até ao fim deste ano letivo.
Na 1ª fase desse projecto-piloto, com o apoio do Programa Conjunto “Apoio à segurança alimentar e nutricional nas escolas”, foram testadas diferentes modalidades de abastecimento das cantinas escolas a partir da produção nacional.
Com o objetivo de dar conhecer as atividades desenvolvidas no quadro do Piloto “Compras Locais”, a FICASE e seus parceiros realizam nos dias 18 e 19 de Junho uma visita de acompanhamento do Projeto Piloto na ilha de Santiago e no dia 26 na ilha de São Vicente.
Este projeto piloto foi executado com apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas “Apoio à segurança alimentar e nutricional nas escolas” e em parceria com o Ministério de Educação e Desporto (MED), Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), Ministério da Saúde (MS), Ministério de Infra-estrutura e Economia do Mar (MIEM), Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP) e Agência de Regulação de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).